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dc.contributor.advisorMorais, Jennifer Azambuja dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Carol Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-09T03:30:34Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264380pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo se propone a estudiar el modelo educacional brasileño, estableciendo un diálogo con las teorías del modelo pedagógico dualista y propedéutico; haciendo una recopilación histórica de los modelos de la educación desde la Reforma Campos, en 1931, hasta la última alteración de la LDB en 2017. Este estudio tiene el objetivo central de analizar las alteraciones de la LDB por la ley Nº 13415/2017, creyendo que la misma retoma la presencia de la dualidad de la enseñanza y de la educación profesional y tecnicista, con una educación que se orienta al mercado de trabajo. A partir de la metodología cualitativa, se comprobó la hipótesis del estudio: los cambios en la LDB en 2017 contribuirán para el aumento de las desigualdades sociales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReforma de la Secundariaes
dc.subjectReforma do ensino : Ensino médio : Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducación dualistaes
dc.subjectEducación propedéuticaes
dc.subjectModelo pedagógico de educaçãopt_BR
dc.subjectSecundariaes
dc.titleEnsino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001176730pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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