Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorKlein, Ana Emíliapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:41:12Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263751pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar em que medida se pode dizer que a literatura de Campos de Carvalho é surrealista e, por isso, realista, considerando como a forma estética se apresenta face aos procedimentos artísticos e aos pressupostos do movimento francês. Além disso, procuramos pensar o escritor brasileiro como uma manifestação que rompe com a tradição brasileira mais realista e, por sua singularidade e agressividade, mobiliza leitor e crítica para pensar como sua forma pode ser alinhada com outros objetos estéticos produzidos por aqui. Para a realização desta análise, centrada no romance A lua vem da Ásia, abordaremos os conceitos de realismo e surrealismo, em especial, a perspectiva realista proposta por Salete de Almeida Cara e o entendimento do surrealismo por Walter Benjamin e Michael Löwy, os quais possibilitaram pensar no movimento com mais amplitude, para além do sentido escolástico que o limita aos anos 1920 e 1930 na Europa, principalmente. Tendo no horizonte esses conceitos e a análise formal da obra, cuja estrutura tensiona loucura e lucidez, é possível afirmar que ela subverte a normalidade ao mesmo tempo que se destaca de seu pano de fundo histórico, artístico e cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate to what extent it can be said that Campos de Carvalho’s literature is surrealist and, therefore, realistic, considering how the aesthetic form presents itself in relation to the artistic procedures and assumptions of the French movement. In addition, we try to think of the Brazilian writer as a manifestation that breaks with the more realistic Brazilian tradition and, due to its uniqueness and aggressiveness, mobilizes readers and critics to think about how its form can be aligned with other aesthetic objects produced here. In order to carry out this analysis, centered on the novel A lua vem da Ásia, we will approach the concepts of realism and surrealism, in particular, the realistic perspective proposed by Salete de Almeida Cara and the understanding of surrealism by Walter Benjamin and Michael Löwy, which enabled think about the movement in a broader sense, beyond the scholastic sense that limits it to the 1920s and 1930s in Europe, mainly. Having these concepts in mind and the formal analysis of the work, whose structure tensions madness and lucidity, it is possible to affirm that it subverts normality while standing out from its historical, artistic and cultural background.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarvalho, Campos de, 1916-1998pt_BR
dc.subjectCampos de Carvalhoen
dc.subjectSurrealismen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian Literatureen
dc.subjectSurrealismo (Literatura)pt_BR
dc.subjectRealismen
dc.subjectRealismo (Literatura)pt_BR
dc.subjectLiteratura : Estéticapt_BR
dc.subjectAesthetic formen
dc.titleO desvario realista de A lua vem da Ásiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001175468pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples