O papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil : uma revisão integrativa de literatura
dc.contributor.advisor | Scherer, Ana Paula Rigatti | pt_BR |
dc.contributor.author | Alvarez, Raissa Pacheco Saraiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-22T03:41:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262585 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: analisar o papel dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil. Método: análise temática, baseada em etapas sistemáticas, nas bases de dados SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) publicados nos últimos 5 anos (2017 - 2022), em inglês e português, abordando o papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil. Resultados: foram incluídos 12 artigos nesta revisão que pudessem abordar sobre o engajamento, de forma direta e indireta, dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil, sendo 1 (um) nacional e 11 (onze) internacionais, nos anos de 2017 a 2022 e quanto ao tipo de estudo 5 (cinco) estudos de caso, 5 (cinco) longitudinal e (um) revisão bibliográfica. Conclusão: Com base nos artigos levantados durante esta revisão bibliográfica, é possível afirmar que a participação familiar é fundamental para o processo de intervenção da gagueira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: to analyze the role of parents/caregivers in child stuttering therapy. Method: thematic analysis, based on systematic steps, in the SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Virtual Health Library) databases published in the last 5 years (2017 - 2022), in English and Portuguese, addressing the importance of the role of parents/caregivers in speech therapy for child stuttering. Results:12 articles were included in this review that could address the engagement, directly and indirectly, of parents/caregivers in child stuttering therapy, 1 (one) national and 11 (eleven) international, in the years 2017 to 2022 and how much the type of study 5 (five) case studies, 5 (five) longitudinal and (one) literature review. Conclusion: Based on the articles collected during this literature review, it is possible to affirm that family participation is exceptional for the process of reversing stuttering. | en |
dc.description.abstract | Objetivo: analizar el papel de los padres/cuidadores en la terapia de la tartamudez infantil. Método: análisis temático, basado en pasos sistemáticos, en las bases de datos SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual en Salud) publicadas en los últimos 5 años (2017 - 2022), en inglés y portugués, abordar la importancia del papel de los padres/cuidadores en la terapia del habla para la tartamudez infantil. Resultados:Se incluyeron en esta revisión 12 artículos que pudieran abordar el compromiso, directo e indirecto, de los padres/cuidadores en la terapia de la tartamudez infantil, 1 (uno) nacional y 11 (once) internacionales, en los años 2017 a 2022 y cuánto el tipo de estudio 5 (cinco) casos de estudio, 5 (cinco) longitudinales y (uno) revisión bibliográfica.Conclusión: Con base en los artículos levantados durante esta revisión bibliográfica, puede afirmar que la participación familiar es excepcional para el proceso de reversión del tartamudeo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Stuttering | en |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Parents/Caregivers | en |
dc.subject | Gagueira : Terapia | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Therapy | en |
dc.subject | Cuidadores | pt_BR |
dc.subject | Speech therapy | en |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.subject | Tartamudeo | es |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Padres/Cuidadores | es |
dc.subject | Terapia | es |
dc.subject | Terapia del lenguaje | es |
dc.title | O papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil : uma revisão integrativa de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172906 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Fonoaudiologia (151)