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dc.contributor.advisorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorAlvarez, Raissa Pacheco Saraivapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-22T03:41:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262585pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar o papel dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil. Método: análise temática, baseada em etapas sistemáticas, nas bases de dados SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) publicados nos últimos 5 anos (2017 - 2022), em inglês e português, abordando o papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil. Resultados: foram incluídos 12 artigos nesta revisão que pudessem abordar sobre o engajamento, de forma direta e indireta, dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil, sendo 1 (um) nacional e 11 (onze) internacionais, nos anos de 2017 a 2022 e quanto ao tipo de estudo 5 (cinco) estudos de caso, 5 (cinco) longitudinal e (um) revisão bibliográfica. Conclusão: Com base nos artigos levantados durante esta revisão bibliográfica, é possível afirmar que a participação familiar é fundamental para o processo de intervenção da gagueira.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to analyze the role of parents/caregivers in child stuttering therapy. Method: thematic analysis, based on systematic steps, in the SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Virtual Health Library) databases published in the last 5 years (2017 - 2022), in English and Portuguese, addressing the importance of the role of parents/caregivers in speech therapy for child stuttering. Results:12 articles were included in this review that could address the engagement, directly and indirectly, of parents/caregivers in child stuttering therapy, 1 (one) national and 11 (eleven) international, in the years 2017 to 2022 and how much the type of study 5 (five) case studies, 5 (five) longitudinal and (one) literature review. Conclusion: Based on the articles collected during this literature review, it is possible to affirm that family participation is exceptional for the process of reversing stuttering.en
dc.description.abstractObjetivo: analizar el papel de los padres/cuidadores en la terapia de la tartamudez infantil. Método: análisis temático, basado en pasos sistemáticos, en las bases de datos SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual en Salud) publicadas en los últimos 5 años (2017 - 2022), en inglés y portugués, abordar la importancia del papel de los padres/cuidadores en la terapia del habla para la tartamudez infantil. Resultados:Se incluyeron en esta revisión 12 artículos que pudieran abordar el compromiso, directo e indirecto, de los padres/cuidadores en la terapia de la tartamudez infantil, 1 (uno) nacional y 11 (once) internacionales, en los años 2017 a 2022 y cuánto el tipo de estudio 5 (cinco) casos de estudio, 5 (cinco) longitudinales y (uno) revisión bibliográfica.Conclusión: Con base en los artículos levantados durante esta revisión bibliográfica, puede afirmar que la participación familiar es excepcional para el proceso de reversión del tartamudeo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStutteringen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectParents/Caregiversen
dc.subjectGagueira : Terapiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTherapyen
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectSpeech therapyen
dc.subjectPaispt_BR
dc.subjectTartamudeoes
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectPadres/Cuidadoreses
dc.subjectTerapiaes
dc.subjectTerapia del lenguajees
dc.titleO papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil : uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172906pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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