Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.contributor.authorRangel, Mariana De Moraespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-22T03:40:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262565pt_BR
dc.description.abstractO mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma prática que consiste em estar conscientemente atento ao momento presente sem julgar as emoções, pensamentos ou sensações que estejam envolvendo o sujeito. Este trabalho revisa como esta prática é utilizada no trabalho com o público infantil, descrevendo tanto os benefícios como as possíveis intervenções e exercícios a serem adotados com as crianças. Observou-se que o mindfulness apresenta como benefícios melhoras nos níveis de ansiedade, aumento da regulação emocional, redução nos problemas de comportamento, melhoras na metacognição, assim como incremento nas funções executivas. A prática não possui restrições, de forma geral, é guiada por um instrutor, que orienta o indivíduo a observar a própria respiração, a perceber as sensações corporais, a descrever o que está a sua volta, entre muitas outras. Na prática infantil, são desenvolvidos elementos lúdicos que visam auxiliar a criança a exercer essa prática e obter da mesma os benefícios esperados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleMindfulness na segunda infância: possibilidades de intervençõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170166pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples