Mindfulness na segunda infância: possibilidades de intervenções
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Cristina Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Rangel, Mariana De Moraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-22T03:40:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262565 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma prática que consiste em estar conscientemente atento ao momento presente sem julgar as emoções, pensamentos ou sensações que estejam envolvendo o sujeito. Este trabalho revisa como esta prática é utilizada no trabalho com o público infantil, descrevendo tanto os benefícios como as possíveis intervenções e exercícios a serem adotados com as crianças. Observou-se que o mindfulness apresenta como benefícios melhoras nos níveis de ansiedade, aumento da regulação emocional, redução nos problemas de comportamento, melhoras na metacognição, assim como incremento nas funções executivas. A prática não possui restrições, de forma geral, é guiada por um instrutor, que orienta o indivíduo a observar a própria respiração, a perceber as sensações corporais, a descrever o que está a sua volta, entre muitas outras. Na prática infantil, são desenvolvidos elementos lúdicos que visam auxiliar a criança a exercer essa prática e obter da mesma os benefícios esperados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Atenção plena | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.title | Mindfulness na segunda infância: possibilidades de intervenções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001170166 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (438)