Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Luis Arturpt_BR
dc.contributor.authorVerza, Ana Luiza Zanellapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-22T03:40:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262555pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão acerca da potência dos coletivos enquanto estratégia de promoção de saúde para a população idosa na atenção básica. A partir de cenas de um campo de estágio e de experiências decorrentes do processo de formação em psicologia e da vida de sua autora, o texto articula experiência e teoria para extrair de ambas um conjunto de ferramentas potentes para a coordenação de grupos voltados à população de idosos na atenção básica ou em outros contextos das políticas públicas, articulando a questão do envelhecimento em nossa sociedade contemporânea com seus atravessamentos interseccionais (em especial no que se refere ao gênero). A partir de temáticas recorrentes nos encontros do grupo como amorte, finitude e solidão, o ensaio reflete sobre os diferentes sentidos de ser velho(a) diante dos múltiplos lutos e possibilidades que atravessam estas pessoas, e aposta na construção de coletivos e da alegria como possíveis estratégias de resistência e promoção de um bem-viver.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrupopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleA potência dos encontros com o envelhecimento : compartilhamento de experiências em um grupo como estratégia de promoção da saúde na atenção básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170759pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples