Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Marlise Amália Reinehrpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Aline Viganigo de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262054pt_BR
dc.description.abstractA Sociologia é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade plural e seu ensino deve fazer com que os alunos tenham condições de analisar fenômenos sociais, estranhando-os, desnaturalizando-os e transformando sua realidade. Este trabalho parte de um olhar sobre as dificuldades do ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando o comportamento dos alunos do segundo ano do E.M. do Inst. de Educação Isabel de Espanha, em Viamão/RS, onde cursei as disciplinas de Estágio I e II. A falta de interesse dos discentes pelas temáticas abordadas e a dificuldade de compreensão sobre os temas afetos à disciplina, em contraposição à relevância da matéria, mostraram que é necessário que se repense a forma de ensinar Ciências Sociais, observando metodologias que permitam que o estudante realmente aprenda. Muito embora tenha feito referência a esta escola, a problemática da dificuldade dos alunos de compreender os temas da Sociologia e o pensar formas de reverter essa situação, é objeto de reflexão em outras instituições e tem sido alvo de questionamento por pesquisadores, que também se dedicam a pensar formas de melhorar a aprendizagem em Ciências Sociais. Frente a este cenário, tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, busco investigar em que medida a utilização da música nas aulas de Ciências Sociais pode facilitar ou contribuir para uma aprendizagem com significado no Ensino Médio. Para a realização do trabalho foi feita revisão bibliográfica, especialmente, a leitura dos periódicos da Abecs1, livros e artigos disponíveis na web. Na parte final, que chamo de prática, realizei a análise da biografia de Elza Soares e da música “A Carne”, buscando demonstrar que a utilização de referencial sobre a vida e obra do intérprete e letras de canções, podem contribuir para um aprofundamento dos conteúdos ensinados na sala de aula, conduzindo os alunos à uma formação baseada no diálogo, não arbitrária e com significado.pt_BR
dc.description.abstractSociology is a necessary tool to understand our plural society and its teaching should make students able to analyze social phenomena, finding them strange, denaturalizing them and transforming their reality. This work starts from a look at the difficulties of teaching sociology in high school, considering the behavior of secondyear students of the E.M. from Instituto de Educação Isabel de Espanha, in Viamão/RS, where I took the Internship I course. that it is necessary to rethink the way of teaching Social Sciences, observing methodologies that allow the student to really learn. Although he made reference to this school, the problem of the students' difficulty in understanding sociology themes and thinking about ways to reverse this situation, is the object of reflection in other institutions and has been the target of questioning by researchers, who are also dedicated to thinking about ways to improve learning in Social Sciences. Faced with this scenario, in this text, based on David Ausubel's theory of meaningful learning, I seek to investigate to what extent the use of music in Social Sciences classes can facilitate or contribute to meaningful learning of sociology in High School. To carry out the work, a bibliographic review was carried out, especially the reading of the Abecs journals, books and articles available on the web. In the final part, which I call practice, I analyzed the biography of Elza Soraes and the song A Carne., seeking to demonstrate that the use of a reference on the life and work of the interpreter and the lyrics of the songs, can contribute to a deepening of the contents taught in the classroom, leading students to a formation based on dialogue, not arbitrary and with meaning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of social sciencesen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSongen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectDidactic resourcesen
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleAprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAranda, Yara Paulina Cerpapt_BR
dc.identifier.nrb001172467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples