Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira
dc.contributor.advisor | Valk, Márcio | pt_BR |
dc.contributor.author | Wecki, Victor Arduin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T03:34:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262033 | pt_BR |
dc.description.abstract | Há uma profunda desigualdade social no Brasil. Claramente o modelo desenvolvimento proposto até aqui fez pouco para equilibrar as oportunidades entre a camada social mais abastada e a camada social mais vulnverável. Analisando as diferentes etnias do país, observa-se que a população não branca enfrenta mais dificuldades em sua trajetória escolar e, posteriormente, em sua vida adulta. Políticas afirmativas têm sido implementadas para corrigir essas distorções, mas ainda estão longe de mitigar os efeitos negativos da situação atual. Além do desenvolvimento de ações para atenuar as desigualdades no país, mostra-se fundamental avaliar e implementar medidas efetivas no combate da desigualdade. Nesse sentido, uso da estatística é importante para o processamento e a análise de dados. Técnicas de Estatística Multivariada estão sendo amplamente utilizadas para realizar análise exploratórias dos dados, ajudando pesquisadores na formulação de hipóteses das causas de problemas enfretandos por nossa sociedade. A trajetória escolar dos estudantes brasileiros na Educação Básica é divergente a depender da sua etnia. Portanto, identificar quais fatores econômicos e culturais se diferenciam entre alunos pode auxiliar na formulação e implementação de ações públicas. Análise de Correspondência é um método estatístico para dados categóricos que, através da redução de dimensionalidade, apresenta graficamente as relações entre variáveis e categórias de uma matriz de dados. Usando dados públicos do Exame Nacional do Ensino Médio, esse trabalho de conclusão de curso estudou a relação entre as etnias e variáveis socioeconômicas de estudantes brasileiros. | pt_BR |
dc.description.abstract | There is deep social inequality in Brazil. Clearly, the proposed model has been little developed so far to balance the opportunities between a more affluent and a more vulnerable social strata. Analyzing the different ethnicities in the country, it is observed that the non-white population faces more difficulties in their school trajectory and, later, in their adult life. Affirmative policies have been avoided to correct these distortions, but policies are being corrected based on the current situation. In addition to developing actions to mitigate inequalities in the country, it is essential to evaluate and implement effective measures to combat inequality. In this sense, the use of statistics is important for data processing and analysis. Multivariate Statistical Techniques are being widely used to carry out problem analysis in researching hypotheses about the causes of our society. The school trajectory of Brazilian students in Basic Education is different depending on their ethnicity. Therefore, what are the differentiating and cultural factors among the students that can help in the formulation and implementation. Correspondence Analysis is a statistical method for categoricals that, through dimensionality data reduction, graphically presents the variables between variables and categoricals of a data matrix. Public data from the National High School Exam, this course conclusion work studied the relationship between ethnicities and socioeconomic variables of Brazilian students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Affirmative actions | en |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Estatística multivariada | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Multivariate statistics | en |
dc.subject | Analise de correspondencia | pt_BR |
dc.subject | Correspondence analysis | en |
dc.title | Análise de correspondência aplicada à pesquisa de desigualdade na educação brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172509 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Estatística: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Estatística (295)