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dc.contributor.advisorOliveira, Danielapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Lianespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261942pt_BR
dc.description.abstractCom as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia de (co)rona (vi)rus (d)isease 19 (COVID-19), causada pelas variantes do vírus Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), as escolas precisaram se adequar a outra forma de prática pedagógica, denominada Ensino Remoto Emergencial (ERE). Deste modo, as aulas continuaram no formato virtual em diferentes níveis de ensino ao longo do período em que prevaleceram os decretos de isolamento/distanciamento social. Tal experiência levou diferentes setores da sociedade à refletir sobre as facilidades e dificuldades dessa nova forma de ensino, assim como os impactos causados pela pandemia da COVID-19 nos processos de ensino e aprendizagem, questões importantes desafiaram a prática docente durante o ERE: os estudantes possuíam meios para esse novo ensino em casa? Possuíam acesso à internet? Aparelho de celular? Computadores para conseguirem dar continuidade às aulas e trabalhos em casa e assim não deixarem de aprender e nem perderem o ano letivo? Enfim, passamos a nos ocupar, cada vez mais, com as consequências negativas e a falta e/ou dificuldade dos docentes em relação às aulas, os desafios dessa nova prática pedagógica chamada “ensino remoto” para alunos. O presente estudo consiste numa pesquisa qualitativa, descritiva, que tem por objetivo produzir informações e dados para analisar, num contexto real, a educação frente a pandemia da COVID-19, tem como objetivo geral analisar a adequação do modelo de ensino, o ERE, durante a pandemia da Covid-19, para o Ensino Médio. Especificamente, este trabalho analisa os sistemas de ensino implementados durante a pandemia da Covid-19, desde a perspectiva de professores e alunos do 2° ano do ensino médio numa escola pública do Município de Nova Prata/RS. O método utilizado para coleta de dados contou com questionário, feito com cada aluno e professor. Para a interpretação dos dados, contou-se com auxílio de material bibliográfico disponibilizado ao longo desses quatro anos de curso de Licenciatura em Ciências Sociais, assim como com o material levantado durante a realização da investigação.pt_BR
dc.description.abstractWith face-to-face classes suspended due to the (co)rona (vi)rus (d)isease 19 (COVID-19) pandemic, caused by variants of the Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) virus, the schools needed to adapt to another form of pedagogical practice, called Emergency Remote Teaching (ERE). In this way, classes continued in virtual format at different levels of education throughout the period in which the decrees of isolation/social distancing prevailed. This experience led different sectors of society to reflect on the facilities and difficulties of this new form of teaching, as well as the impacts caused by the COVID-19 pandemic on the teaching and learning processes, important issues that challenged teaching practice during the ERE: students have the means for this new teaching at home? Did they have internet access? Cellphone? Computers to be able to continue their classes and work at home so they don't stop learning or miss the school year? Finally, we began to deal more and more with the negative consequences and the lack and/or difficulty of teachers in relation to classes, the challenges of this new pedagogical practice called “remote teaching” for students. The present study consists of a qualitative, descriptive research, which aims to produce information and data to analyze, in a real context, education in the face of the COVID-19 pandemic, has the general objective of analyzing the adequacy of the teaching model, the ERE, during the Covid-19 pandemic, for High School. Specifically, this work analyzes the teaching systems implemented during the Covid-19 pandemic, from the perspective of teachers and students of the 2nd year of high school in a public school in the Municipality of Nova Prata/RS. The method used for data collection included a questionnaire, carried out with each student and teacher. For the interpretation of the data, we had the help of bibliographic material made available throughout these four years of the Degree in Social Sciences, as well as the material collected during the investigation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectSocial isolationen
dc.subjectRemote learningen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNova Prata (RS)pt_BR
dc.titleSistemas de ensino na pandemia da COVID-19 : uma avaliação do uso do ERE numa escola pública em Nova Prata/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCamargo, Carla Souza dept_BR
dc.identifier.nrb001172765pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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