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dc.contributor.advisorOliveira, Danielapt_BR
dc.contributor.authorMaia, Betina Luciapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261937pt_BR
dc.description.abstractEm constante movimento, a sociedade contemporânea é palco de altos índices de suicídio juvenil. Diante disto, surgem inúmeros questionamentos que fomentam a intencionalidade do estudo e aprofundamento da temática com vistas na interpretação deste problema social. Sendo assim, este trabalho objetivou explorar elementos teóricos sobre o assunto, bem como compreender a realidade de uma instituição escolar do interior do Rio Grande do Sul e de seus educandos ligada à questão do suicídio. Ademais, concebeu-se a intepretação dos papéis da escola e da disciplina de sociologia enquanto agentes educacionais de nível médio frente ao problema do suicídio juvenil. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi a pesquisa qualitativa, tendo como métodos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Como resultado da pesquisa encontrou-se a família como agente potencializador de conflitos, além disso, concebeu-se grandes dificuldade na relação família/escola. A disciplina de sociologia se evidencia como sendo um campo de formação integral do indivíduo gerando autonomia ao colaborar no gerenciamento de critérios para vivência da sua cidadania.pt_BR
dc.description.abstractIn constant movement, contemporary society is the scene of high rates of youth suicide. In view of this, numerous questions arise that encourage the intentionality of the study and deepening of the theme with a view to interpreting this social problem. Therefore, this work aimed to explore theoretical elements on the subject, as well as to understand the reality of a school institution in the interior of Rio Grande do Sul and its students linked to the issue of suicide. Furthermore, the interpretation of the roles of the school and the discipline of sociology as medium-level educational agents facing the problem of youth suicide was conceived. The methodology chosen for carrying out the work was qualitative research, using bibliographical research and field work as data collection methods. As a result of the research, the family was found to be a potentiating agent of conflicts, in addition, great difficulties were conceived in the family/school relationship. The discipline of sociology is evidenced as being a field of integral formation of the individual generating autonomy by collaborating in the management of criteria for living their citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSuicideen
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectYouth suicideen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.titleSuicídio juvenil : papéis e possibilidades do ambiente escolar e da disciplina de sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCamargo, Carla Souza dept_BR
dc.identifier.nrb001172476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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