Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Marlise Amália Reinehrpt_BR
dc.contributor.authorJost, Maira Folettopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261935pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados.pt_BR
dc.description.abstractThe paper brings studies proving the existence of a great increase in the ideation of certain behaviors among young students, associated with gender ideology, socioeconomic facts, discrimination at school, use of alcohol and drugs and the triggering of an existential crisis by generation z. Although the reasons for suicide are broad and comprehensive of social themes of the gap worldwide, the objective is through a more in-depth sociological look at the subject to seek to analyze the social history of the school and the actions it has taken in the prevention and intermediation of suicide among young high school students. For this purpose, the present work uses the documentary research method, through a qualitative and field research, with the use of the inductive method in the school environment composed of 124 students aged between 14 and 20 years at the Menino Jesus State High School in the municipality of Jacuizinho, Rio Grande do Sul, with an interview with the coordinator and educational advisor, a psychologist with a bachelor of science in psychology, as well as the psychologist belonging to the public health network of the municipality. As a result, it was found that the school has active suicide prevention activities among young high school students, carried out with the support of the Internal Commission for The Prevention of Accidents and School Violence (CIPAVE) and the School Health Program (PSE), but encounters resistance among some teachers and collaborators of programs that even in the 21st century still have prejudice when talking about the subject, which makes it difficult for the results to succeed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSchool environmenten
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPrevention actionsen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policies socio-emotionalen
dc.subjectJuvenile suicideen
dc.subjectSuicídio : Prevenção e controlept_BR
dc.titleUm olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAranda, Yara Paulina Cerpapt_BR
dc.identifier.nrb001172778pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples