Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMengel, Alex Alexandrept_BR
dc.contributor.authorDaminelli, Elisapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261917pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como tema o ensino de Sociologia e as políticas públicas de educação. O objetivo foi compreender como mudanças institucionais influenciaram no processo histórico de inclusão e exclusão da Sociologia da grade curricular no Ensino Médio, configurando-se em um processo de dependência de trajetória que pode ser observado também no contexto atual. Para tanto, buscou identificar as principais mudanças de legislação que afetaram o ensino de Sociologia a partir da publicação da LDB de 1996; coletou informações sobre o ensino de Sociologia em uma escola estadual de Osório; e problematizou, a partir dos dados coletados, sobre a relação entre as mudanças institucionais e a dependência de trajetória no que se refere ao ensino de Sociologia. Como referencial teórico metodológico utilizou-se dos estudos de Douglas North, no que se refere às mudanças institucionais, aliado à concepção de dependência de trajetória de James Mahoney e ancorado nos estudos de Bourdieu no campo da Educação. A abordagem de pesquisa foi qualitativa e utilizou-se do estudo de caso, concentrado em dados coletados de uma escola da rede pública estadual do litoral norte gaúcho, além de registros em documentos e dados estatísticos da base de dados do INEP. Foram elencados três períodos históricos para análise: anterior a 2008, em que a sociologia não fazia parte da grade curricular; entre 2008 e 2017, com a sociologia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, e o contexto atual, com a implementação do Novo Ensino Médio. Como resultados verificou-se que o processo de inclusão da sociologia na grade curricular, a partir de 2008, enfrentou muitas adversidades no ambiente escolar, o que dificultou sua consolidação no currículo. Além disso, verificou-se que, no contexto atual, com a implementação do Novo Ensino Médio, esse processo de consolidação da Sociologia se mostra ainda mais frágil, sendo passível de um retrocesso e de uma nova exclusão da disciplina do currículo, devido às circunstâncias que foram observadas na escola investigada. Dessa forma, conclui-se que os processos de mudanças institucionais, sobretudo, mudanças de legislação, configuram-se como elementos que contribuem para o processo cíclico de inclusão e exclusão da sociologia do currículo escolar, que se constituem em uma dependência de trajetória no ensino de sociologia.pt_BR
dc.description.abstractThis study had as its theme the teaching of Sociology and public education policies. The objective was to understand how institutional changes influenced the historical process of inclusion and exclusion of Sociology from the curriculum in high school, configuring itself in a path dependence process, that can also be observed in the current context. Therefore, it sought to identify the main changes in legislation that affected the teaching of Sociology, since the publication of LDB in 1996; collected information about the teaching of Sociology in a public school in Osório; and problematized, based on the data collected, the relationship between institutional changes and path dependence with regard to the teaching of Sociology. As a theoretical and methodological reference, Douglas North's studies were used, with regard to institutional changes, combined with James Mahoney's concept of path dependence and anchored in Bourdieu's studies in the field of Education. The research approach was qualitative and used a case study, concentrated on data collected from a state public school on the north coast of Rio Grande do Sul, in addition to records in documents and statistical data from the INEP database. Three historical periods were listed for analysis: before 2008, when sociology was not part of the curriculum; between 2008 and 2017, with sociology as a mandatory subject in high school, and the current context, with the implementation of the New High School. As a result, it was found that the process of including sociology in the curriculum, starting in 2008, faced many adversities in the school environment, which hindered its consolidation with the curriculum. In addition, it was found that, in the current context, with the implementation of the New High School, this consolidation process of Sociology is even more fragile, being liable to a setback and further exclusion of the subject from the curriculum, due to the circumstances that were observed in the investigated school. In this way, it is concluded that the processes of institutional changes, above all, changes in legislation, are configured as elements that contribute to the cyclical process of inclusion and exclusion of sociology from the school curriculum, which constitute a path dependence in the teaching of sociology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching of sociologyen
dc.subjectInstitutional changeen
dc.subjectPath dependencyen
dc.titleSociologia no ensino médio : ausência e presença cíclicas que se configuram em uma dependência de trajetóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172664pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples