Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Mariane Vieirapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Juliane Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T03:31:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1677-1303pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259642pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de pesquisa quanti-qualitativa, de caráter empírico, cujo objetivo foi identificar eventuais repercussões da matrícula obrigatória na pré-escola para a qualidade da oferta de educação infantil em uma amostra de municípios do Rio Grande do Sul com alta demanda por atendimento para a faixa etária de até seis anos. Neste recorte, apresentamos resultados quanto às políticas de contratação docente, com ênfase na exigência de formação inicial para ingresso na carreira do Magistério, analisando editais de concurso publicados noperíodo compreendido entre os anos de 2005 e 2018. A fundamentação teórica se apoia na legislação educacional vigente e nos referenciais acerca da valorização docente, formação inicial e carreira. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a pressão para a universalização da pré-escola e a aceitação da formação inicial em nível médio para ingresso na carreira em alguns dos casos analisados.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents the results of quantitative and qualitative research, of an empirical nature, whose objective was to identify possible repercussions of compulsory enrollment in preschool for the quality of early childhood education in a sample of municipalities in Rio Grande do Sul (BR) with high demand for access for the age group of up to six years. In this partial study, we present results regarding teacher hiring policies, with an emphasis on initial training requirements for career entry, analyzing tender notices for admission to the career published in the period between 2005 and 2018. The theoretical foundation is based is the current educational legislation and the references about the teaching appreciation, initial training and career. We conclude that it is possible to establish relations between the pressure for the universalization of preschool and the acceptance of initial training at secondary level to enter the career in dome of the analyzed cases.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDialogia. N. 43 (jan./dez. 2023), e23870, p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInitial formationen
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching appreciationen
dc.subjectNational Education Planen
dc.subjectQuality of educationen
dc.titleValorização da profissão docente na educação infantil : desafios à garantia de direitospt_BR
dc.title.alternativeAppreciation of the teaching profession in early childhood education : challenges for the guarantee of rightsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168512pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples