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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorUngaretti, Clara Eloisa da Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:39:12Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259413pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe apresentar brevemente a história do graffiti, suas características e técnicas baseadas em um dos mais consagrados artistas de rua atualmente, o britânico Banksy, suas relações com o sistema da arte na contemporaneidade e com o conceito de arte urbana. Para isso, objetiva-se mapear a trajetória de Banksy em Londres, levando-se em consideração suas principais produções artísticas na capital britânica, através de três pilares definidos na pesquisa: acesso gratuito, teor contestatório e efemeridade. A partir disso, três de suas obras foram selecionadas: Girl with Balloon, Kissing Coppers e Peckham Rock, com o intuito de responder à seguinte questão: de que modo essas três produções escolhidas do artista Banksy demonstram gratuidade, contestação e efemeridade, características tão caras para o graffiti? A partir da investigação e análise dessas manifestações artísticas de Banksy, buscou-se trazer informações para o meio acadêmico que pudessem contribuir para debates no que concerne ao acesso gratuito, ao viés contestatório e à questão de efemeridade do graffiti entre os campos da Museologia e da Arte.pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes to briefly present the history of graffiti, its characteristics and techniques based on one of the most consecrated street artists today, the British Banksy, its relations with the contemporary art system and with the concept of urban art. For this, the objective is to map Banksy's trajectory in London, taking into account his main artistic productions in the British capital, through three pillars defined in the research: free access, contestation and ephemerality. From this, three of his works were selected: Girl with Balloon, Kissing Coppers and Peckham Rock, in order to answer the following question: how these three productions chosen by the artist Banksy demonstrate gratuity, contestation and ephemerality, characteristics so valuable for the graffiti? From the investigation and analysis of these artistic manifestations by Banksy, we sought to bring information to the academic environment that could contribute to debates regarding free access, the contestation bias and the question of the ephemerality of graffiti between the fields of Museology and Art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGraffitien
dc.subjectGrafitopt_BR
dc.subjectBanksyen
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectGirl with Balloonen
dc.subjectKissing Coppersen
dc.subjectPeckham Rocken
dc.titleBanksy e sua arte de rua em Londres : de graça, contestatória e efêmerapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170313pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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