Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Dhein, Jaqueline Larissa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-24T03:34:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259363 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade analisar as contribuições da docência compartilhada, por meio das práticas realizadas nos Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática (I, II e III), na formação dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O conjunto de estratégias e procedimentos adotados para a investigação a caracterizam como Pesquisa Qualitativa e, a pergunta norteadora que orientou todo o processo investigativo é: quais são as potencialidades da docência compartilhada na formação inicial dos professores de Matemática? Para responder a esta pergunta foram realizadas entrevistas semiabertas com cinco licenciandos do curso de Matemática da UFRGS que já haviam concluído as disciplinas de Laboratórios, e com três professores titulares de Matemática da escola onde as práticas ocorreram. Os dados coletados, a partir de áudios, foram submetidos a posterior análise à luz de estudos realizados sobre a temática. Os estudos de Lorenzato (2009) e Turrioni (2009) foram utilizados como principais referenciais teóricos sobre laboratórios na formação de professores de Matemática, enquanto no que se refere à prática de docência compartilhada, foram utilizados principalmente os estudos de Ponte sobre o trabalho em grupo. A análise dos dados convergiu para a importância das disciplinas de Laboratório na formação dos professores de Matemática e mostrou que a docência compartilhada no decorrer destas práticas contribui, na maior parte das vezes, positivamente na formação inicial dos professores de Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to analyze the contributions of shared teaching, through practices carried out in the Teaching-Learning Practice Laboratories in Mathematics (I, II and III), in the training of undergraduate students in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The set of strategies and procedures adopted for the investigation characterize it as Qualitative Research, and the guiding question that guided the entire investigative process is: what are the potentialities of shared teaching in the initial training of Mathematics teachers? To answer this question, semi-open interviews were carried out with five undergraduates from the Mathematics course at UFRGS who had already completed the Laboratories disciplines, and with three professors of Mathematics at the school where the practices took place. The collected data, from audios, were submitted to further analysis in the light of studies carried out on the subject. The studies by Lorenzato (2009) and Turrioni (2009) were used as the main theoretical references about laboratories in the training of Mathematics teachers, whereas in terms of the practice of shared teaching, Ponte's studies on group work were mainly used. Data analysis converged to the importance of laboratory disciplines in the training of Mathematics teachers and showed that teaching shared during these practices contributes, in most cases, positively to the initial training of Mathematics teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Shared teaching | en |
dc.subject | Docência compartilhada | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning practice laboratory in mathematics | en |
dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
dc.subject | Initial training of mathematics teachers | en |
dc.title | Laboratórios de prática de ensino-aprendizagem em matemática : uma análise das potencialidades da docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171511 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)