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dc.contributor.advisorWinter, Leonardo Loureiropt_BR
dc.contributor.authorBarata, Ayron Yves dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259167pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização da prática deliberada no processo de aprendizagem da articulação da flauta transversal no excerto "Volière" de Camille Saint-Saëns. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes de uma Instituição Estadual do curso de Bacharelado em Música (Flauta Transversal) em Belém do Pará, escolhidos por disponibilidade e aceitação. Segundo Ericsson, Krampe & Tesch-Römmer (1993), prática deliberada é "uma atividade altamente estruturada cujo objetivo é melhorar o desempenho. Tarefas específicas são criadas para superar os pontos fracos, e o desempenho é cuidadosamente monitorado para fornecer indícios de como melhorar ainda mais", conceito este, utilizado como ponto de partida para a investigação. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, se processou através coleta de dados das sessões de estudos orientadas pelo pesquisador aos participantes por meio da utilização de diários de estudo e registros audiovisuais, seguido de entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram enviados para avalia-dores externos (dois professores-flautistas com experiência em docência e performance) com objetivo de identificar possíveis progressos no desenvolvimento da arti-culação dos participantes através da prática deliberada. Os avaliadores externos consideraram satisfatório o desenvolvimento da articulação dos participantes através dos exercícios propostos pelo pesquisador, resultando em uma maior clareza, igualdade, fluência e qualidade da articulação. A pesquisa conclui que a prática deliberada é uma das ferramentas a disposição do performer para a aquisição da expertise musical, podendo ser direcionada e elaborada de acordo com a necessidade e propósito didático identificado pelo docente.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate the use of the deliberate practice in learning flute articulation in the excerpt "Volière" by Camille Saint-Saëns.The research participants were two students from a State Institution of the Bachelor of Music (Flute) course in Belém do Pará, chosen by availability and acceptance. According to Ericsson, Krampe & Tesch-Römmer (1993), deliberate practice is "a highly structured activity, the explicit goal of which is to improve performance. Specific tasks are invented to overcome weaknesses, and performance is carefully monitored to provide cues for ways to improve it further.", a concept used as a starting point for the research. The research methodology, qualitative in nature, was processed through data collection of the study sessions oriented by the researcher to the participants through the use of study diaries and audiovisual records, followed by semi-structured interviews. The researchers sent the data collected to external evaluators (two teacher-flutists with experience in teaching and performance) to identify possible progress in developing the participants' articulation through deliberate practice. The external evaluators considered the development of the participants' articulation satisfactory through the exercises proposed by the researcher, resulting in greater clarity, equality, fluency, and articulation quality. The research concludes that deliberate practice is one of the tools availa-ble to the performer to acquire musical expertise and can be directed and elaborated according to the need and didactic purpose identified by the teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática deliberadapt_BR
dc.subjectDeliberate practiceen
dc.subjectFlauta transversalpt_BR
dc.subjectArticulationen
dc.subjectExpertisept_BR
dc.subjectFluteen
dc.subjectVolièreen
dc.titleA prática deliberada na aprendizagem da articulação da flauta transversal : dois estudos de caso com alunos do curso superior em flauta em um instituto estadual em Belém do Pará no estudo do excerto Volière de Camille Saint-Saënspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171590pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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