Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarshall, Franciscopt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Vander Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-12T03:25:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258952pt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta e discute os resultados da atuação do historiador na produção de recursos de pesquisa e ensino de História a partir da utilização de tecnologias de modelagem 3D para a elaboração de um acervo de simulações tridimensionais digitais de cerâmicas gregas. O acervo é constituído por modelos 3D dos dez formatos de vasos mais comuns na Grécia Antiga, assim como a descrição dos seus usos naquele contexto. Junto com a constituição da coleção de cerâmicas digitais, foram elaborados cartões informativos sobre cada um dos artefatos, cujo objetivo é o de difundir o seu acesso através da divulgação em plataformas virtuais. O terceiro produto do trabalho foi a impressão 3D das cerâmicas modeladas para a sua inserção em uma “caixa pedagógica” que servirá como recurso didático para educadores abordarem a cultura material do mundo grego em sala de aula. A elaboração das simulações digitais de fontes históricas e dos materiais para divulgação e educação apresentou uma dupla finalidade: auxiliar estudantes universitários que iniciam suas pesquisas a respeito das cerâmicas gregas e possibilitar uma maior democratização do acesso ao patrimônio arqueológico dentro e fora do ambiente escolar para estudantes e pessoas interessadas pelo tema.pt_BR
dc.description.abstractThe text presents and discusses the results of the historian's work in the production of resources for research and teaching of History based on the use of 3D modeling technologies to create a collection of three-dimensional digital simulations of greek pottery. The collection consists in 3D models of the ten most common vase formats in Ancient Greece, as well as the description of their uses in that context. With the constitution of the collection of digital pottery, information cards were prepared about each of the artifacts, which objective is to disseminate their access through dissemination on virtual platforms. The third product of the work was the 3D printing of the modeled ceramics for their insertion in a “pedagogical box” that will serve as a didactic resource for educators to approach the material culture of the greek world in school class. The development of digital simulations of historical sources and materials for dissemination and education had a dual purpose: to help university students who begin their research on greek pottery and to enable greater democratization of access to archaeological heritage inside and outside the school environment for students and interested people in the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectDigital archeologyen
dc.subjectArqueologia e Históriapt_BR
dc.subject3D modelsen
dc.subjectDigital simulationsen
dc.subjectSimulação digitalpt_BR
dc.subjectCeramica gregapt_BR
dc.subjectGreek potteryen
dc.titleSimulações 3D de cerâmicas gregas : modelos digitais para a investigação do patrimônio arqueológico na pesquisa e no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternative3D simulations of greek pottery : digital models for investigation of archaeological heritage in history research and teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPozzer, Katia Maria Paimpt_BR
dc.identifier.nrb001170949pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples