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dc.contributor.advisorDavid, Marília Luzpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Paula Mariani dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-12T03:25:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258946pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga as concepções de educação de professores universitários não licenciados a partir das suas práticas docentes. Para tanto, estabeleceu-se como estudo de caso as percepções de docentes lotados em departamentos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas – presenciais e por meio de videoconferência – com docentes dessa instituição em março de 2023. A partir dos dados produzidos durante o trabalho de campo, analisa-se suas percepções a respeito de sua trajetória de formação, sua identidade docente, das formas de avaliação e metodologia de ensino e de suas práticas docentes. Entre as principais conclusões, destaca-se que: i) em relação à formação docente, a maioria dos interlocutores não tinha a intenção de se tornar professores, ii) em relação à prática docente, com base nas categorias determinadas pelo arcabouço teórico, há professores que têm práticas ancoradas em todas as perspectivas pedagógicas descritas, todas fundamentadas pela práxis e iii) em relação a identidade docente, a maioria dos professores entende a profissão de professor como uma atividade que praticam. Classificam-se os principais desafios enfrentados por docentes em: a) "desafios em relação ao docente”; b) "desafios em relação aos discentes"; c) "desafios em relação à instituição". As principais estratégias desenvolvidas são: a) troca entre colegas, b) dinamização da aula e c) investimento em cursos de aperfeiçoamento.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates a conception of education of university professors that didn’t get a teaching degree based on their teaching practices. To do so, it established as a case study the perceptions of professors working in departments of the Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, from the Federal University of Rio Grande do Sul. Eight interviews were carried out - in person and via videoconference - with professors at that institution during march 2023. Based on the data produced during the fieldwork, it is made the analysis of their perceptions regarding their training trajectory, their teaching identity, their forms of evaluation, their teaching methodology and their teaching practices. Among the main conclusions, it is highlighted that: i) in relation to teacher training, most interlocutors did not intend to become teachers, ii) in relation to teaching practice, based on the categories determined by the theoretical framework, there are teachers that have practices anchored in all the pedagogical perspectives described, all based on praxis and iii) in relation to the teaching identity, most teachers understand the teaching profession as an activity they practice. The main challenges faced by professors are classified in: a) "challenges in relation to the professor"; b) "challenges in relation to students"; c) "challenges in relation to the institution". The main strategies developed are: a) exchange between colleagues, b) dynamization of the classes and c) investment in improvement courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity teachingen
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical perspectiveen
dc.titleEduc(ação) : uma análise das concepções de educação de professores universitários não-licenciados do IFCH da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171095pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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