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dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Klaus Rossweilerpt_BR
dc.date.accessioned2010-09-17T04:20:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25891pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca registrar a reação dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia, das Associações e Sindicatos de bibliotecários aos atos de censura ocorridos durante o ano escolar de 2009. Atos que tiveram como alvo a bibliografia distribuída pelo PNBE e programas estaduais e atingiram bibliotecas escolares de diversos estados brasileiros. A coleta de dados foi efetuada através de informações publicas, portanto acessíveis a toda a sociedade, envolvendo principalmente matéria jornalística encontrada em jornais de grande circulação, a maioria com matéria disponível em seus próprios sítios, boletins e sítios das entidades de classe dos bibliotecários. Para analise foi desenvolvido um quadro histórico e teórico com o objetivo de retratar as diferentes faces da censura na sociedade contemporânea e a contraparte bibliotecária representa-se através dos manifestos e diretrizes da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) e da experiência traduzida em relatos e documentos. O estudo realizado é de caráter especulativo, e encerra na afirmação do papel do bibliotecário, em uma sociedade de conflitos crescentes, frente a censura realizada por diferentes instâncias sociais aos livros encontrados nas bibliotecas escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to record the reaction of the Federal and Regional Councils of Library Associations and Unions of librarians to acts of censorship occurred during the school year 2009. Acts that targeted the literature distributed by PNBE, state programs and school libraries reached several states. Data collection was done through public information, therefore accessible to all society, mainly involving journalistic matter found in major newspapers, most of material available on their own sites, newsletters and websites of professional associations of librarians. For analysis we developed a theoretical and historical framework in order to portray the different faces of censorship in contemporary society and the opposite librarian side represents itself through manifestos and guidelines of IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) and the experience translated into reports and documents. The study is of a speculative nature, and ends in affirming the role of the librarian, in a society of increasing conflicts, in front of censorship carried out by different social levels to the books found in school libraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCensorshipen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCensura : Brasilpt_BR
dc.subjectLibraryen
dc.subjectIntellectual freedomen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectLibrarian's councilen
dc.subjectAssociationsen
dc.titleSilêncio da biblioteca : atos de censura em bibliotecas brasileiras (2009)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755140pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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