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dc.contributor.advisorBertotto, Marcia Reginapt_BR
dc.contributor.authorTrevisan, Jefferson Maguetapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258882pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste num estudo de caso acerca das práticas patrimoniais realizadas pelo Programa de Extensão Universitária Museu Lomba do Pinheiro: Memória, Informação e Cidadania, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), juntamente com o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, entre os anos 2008/2018. Enfatiza o processo de interação entre o Curso de Museologia da UFRGS e o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, referenciado na perspectiva da nova concepção museológica, onde os museus de tipologia comunitária estão empenhados em desenvolver o seu papel social através de ações sócio-educativas inclusivas que tem seu foco nas pessoas – moradores do bairro Lomba do Pinheiro – consideradas como o patrimônio mais importante a ser preservado. Utiliza como referencial teórico os conceitos de Museu Comunitário, Nova Museologia e Museologia Social, demonstrando a ampliação do conceito de Museu que seja inclusivo e diverso, conforme os autores Maria Cristina Bruno, Mario Chagas, Mario Moutinho e Hugues de Varine. Aplica a metodologia de estudo de caso, a partir de revisão bibliográfica e documental e técnicas de entrevista com profissional atuante no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e sua experiência. Finaliza com a compreensão de que as ações implementadas no MCLP em conjunto com o corpo discente e docente da UFRGS tiveram impacto positivo e de inserção da comunidade durante a existência do Projeto de Extensão.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists of a case study about the heritage practices carried out by the University Extension Program Museu Lomba do Pinheiro: Memory, Information and Citizenship, developed by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) together with the Community Museum of Lomba do Pinheiro, between the years 2008/2018. It emphasizes the process of interaction between the Museology Course at UFRGS and the Community Museum of Lomba do Pinheiro, referenced in the perspective of the new museological conception, where community museums are committed to developing their social role through inclusive socio-educational actions that focus on people - residents of the Lomba do Pinheiro neighborhood -, considered as the most important heritage to be preserved. It uses as theoretical reference the concepts of Community Museum, New Museology and Social Museology, demonstrating the expansion of the concept of an inclusive and diverse Museum, according to the authors Maria Cristina Bruno, Mario Chagas, Mario Moutinho and Hugues de Varine. It applies a case study methodology, based on bibliographic and document review and interview techniques with a professional working at the Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro and his experience. It ends with the understanding that the actions implemented at MCLP together with the students and faculty of UFRGS had a positive impact and community insertion during the existence of the Extension Project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew Museologyen
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectMuseu comunitáriopt_BR
dc.subjectSocial Museologyen
dc.titleA extensão universitária e a museologia social : estudo de caso sobre o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170329pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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