Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRossoni, Adriana Barãopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258857pt_BR
dc.description.abstractA população idosa aumenta a cada dia e diante desta constatação, percebe-se que os desafios destes sujeitos são muitos e variados, necessitando o cuidado e atenção de profissionais multidisciplinares. Considerando a contribuição social que o bibliotecário pode realizar através da leitura com este público, esta pesquisa tem por objetivo geral verificar a atuação do bibliotecário na mediação de leitura para idosos como processo de inclusão social e os benefícios que a leitura lúdica, como ferramenta desta mediação, pode trazer para a terceira idade. Os resultados foram alcançados atendendo aos seguintes objetivos específicos: identificar na literatura brasileira as práticas acerca da mediação de leitura para idosos; constatar os benefícios da prática de mediação de leitura para idosos, utilizando o lúdico como ferramenta desta mediação entre o bibliotecário e os idosos; analisar, por meio do referencial teórico, as experiências de bibliotecários no processo de leitura lúdica para idosos e sua inclusão social através desta atividade; verificar os benefícios que a leitura lúdica, como ferramenta desta mediação, pode trazer para a terceira idade. Este estudo apresenta como procedimentos metodológicos, a pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, utilizando o método de pesquisa bibliográfica para a coleta de dados. Como resultado, constata-se que a mediação de leitura, utilizando o lúdico como ferramenta, apresenta inúmeros benefícios para os idosos, melhorando a qualidade de vida, a saúde e a inclusão social. O bibliotecário mediador e educador se caracteriza como um importante protagonista neste processo de mediação de leitura, contribuindo para o bem-estar e a recuperação da cidadania na terceira idade.pt_BR
dc.description.abstractThe elderly population increases every day, and in view of this, it is clear that the challenges faced by these individuals are many and varied, requiring care and attention from multidisciplinary professionals. Considering the social contribution that librarians can make through reading with this public, this research has the general objective of verifying the librarian's role in reading mediation for the elderly as a process of social inclusion and the benefits that reading ludic, as a tool of this mediation, can bring to the old age. The results were achieved through the following specific objectives: to identify in the Brazilian literature the practices about reading mediation for the elderly; to verify the benefits of the practice of reading mediation for the elderly, using the ludic as a tool of this mediation between the librarian and the elderly; to analyse, through the theoretical reference, the experiences of librarians in the process of ludic reading for the elderly and their social inclusion through this activity; and to verify the benefits that ludic reading, as a tool of this mediation, can bring to the old age. This study presents as methodological procedure, a qualitative approach of a basic nature, with data collected using the bibliographic research method. As a result, it is found that reading mediation, using ludic as a tool, presents numerous benefits for the elderly, improving quality of life, health, and social inclusion. The librarian mediator and educator is characterized as an important protagonist in this process of reading mediation, contributing to the well-being and the recovery of citizenship at old age.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLudic readingen
dc.subjectElderlyen
dc.subjectBiblioteconomia : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectQuality of lifeen
dc.subjectReading mediationen
dc.subjectLibrarian as social protagonisten
dc.subjectLibrarianship and social inclusionen
dc.titleA leitura lúdica como instrumento de inclusão social para idosos : o bibliotecário mediador como protagonista socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples