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dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Darwin Pillarpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:31:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258689pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado apresenta como tema a autocrítica genética como metodologia de autoanálise em composição musical. São objetos dessa pesquisa todos os documentos de trabalho produzidos durante a prática composicional, em conjunção com as memórias deste compositor sobre suas atividades artísticas, desenvolvidas no ano de 2019 para a composição do Duo para Tuba e Piano. O fenômeno autoanalítico é problematizado a partir de seus aspectos metodológicos e epistemológicos. As abordagens metodológicas da crítica genética são discutidas com o intuito de estarem operacionalizadas na tarefa autoanalítica, com função heurística, para permitir a segmentação e desenvolvimento progressivo das etapas de investigação. Teorias empíricas recentes sobre a prática composicional são integradas com o objetivo de subsidiarem a discussão de diversos aspectos da ação composicional. Os documentos de trabalho são preparados digitalmente para montagem de um hipertexto genético em formato de website, acessível em sua completude aos leitores e se tornam o objeto central desta investigação autoanalítica. Diversas perspectivas de análise da prática artística são empreendidas e é constatado que as ações intuitivas são componente fundamental da atividade composicional. Alguns caminhos de investigação futuros em autoanálise composicional são apontados e conclusões sobre aspectos artísticos são alcançadas e discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral research project has as its theme genetic self-criticism as a self-analysis methodology in musical composition. The object of the research are the working documents produced during a compositional practice, in conjunction with the composer's memories of his artistic activities undertaken during the year of 2019 for the composition of the Duo para Tuba e Piano. The self-analytic phenomenon is approached from methodological and epistemological standpoints. The methodological principles of genetic criticism are discussed so as to be incorporated into the self-analytical task with a heuristic function, allowing for the segmentation and progressive development of the research. Recent empirical theories about compositional practice are integrated into the text in order to support the discussion of various aspects of the compositional activities. Working documents are digitally prepared for the construction of a genetic hypertext in a website format accessible in its entirety to the reader. This endeavour becomes the central object of the investigation. The artistic practice is analyzed from various perspectives. Intuitive actions are found to be a fundamental component of the compositional activity. Some paths of inquiry for future self-analysis researches are foreseen. Artistic conclusions are reached and discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic compositionen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectGenetic criticismen
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectAutoanálisept_BR
dc.subjectSelf-analysisen
dc.subjectGenetic hypertextsen
dc.subjectCompositional actionsen
dc.titleAutocrítica genética e autoanálise em composição musical: dossiê genético, hipertexto, metodologiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001169192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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