Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorFelix, Juliano Camargo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:30:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258658pt_BR
dc.description.abstractO trabalho reflete sobre a construção da identidade docente do autor, a partir da narrativa de duas experiências marcantes e decisórias da sua trajetória na arte e na educação: uma como ator do Grupo de Teatro Leva Eu, da cidade de Viamão/RS; e outra como professor da Oficina de Extensão de Teatro, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Viamão. Movido pelo desejo de compreender a sua própria construção como professor de teatro, o autor vasculha memórias da sua infância e juventude e rememora vivências do seu passado remoto e recente, criando uma linha – não necessariamente cronológica – de memórias, que lhe permite revisitar experiências da sua formação pessoal, artística e docente. O diálogo com teóricos do campo das artes da cena e da educação possibilita-lhe uma visão atualizada e crítica das diferentes vivências relacionadas à construção da sua identidade docente, apontando, dentre outros aspectos, uma pedagogia singular, cujo processo de conscientização se faz no decorrer da sua formação acadêmica e na medida das relações entre a prática e a reflexão.pt_BR
dc.description.abstractThe work reflects on the construction of the author's teaching identity, based on the narrative of two remarkable and decisive experiences of his trajectory in art and education: one as an actor in the Leva Eu Theater Group, in the city of Viamão/RS; and another as a professor at the Theater Extension Workshop at the Federal Institute of Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Viamão. Moved by the desire to understand his own construction as a theater teacher, the author searches through memories of his childhood and youth and recalls experiences from his remote and recent past, creating a line – not necessarily chronological – of memories, which allows him to revisit experiences from their personal, artistic and teaching formation. Dialogue with theorists in the field of performing arts and education provides an updated and critical view of the different experiences related to the construction of their teaching identity, pointing out, among other aspects, a unique pedagogy, whose awareness process is carried out in the course of of their academic training and the extent of the relationship between practice and reflection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAffectionen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleO despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples