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dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorKuhn, Simone Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:30:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258648pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento da presente pesquisa foi motivado pelo interesse em compreender a Educação Física (EFI) na escola, e, mais especificamente no Ensino Médio (EM), diante do contexto atual de reformas educacionais nesse nível de ensino (Lei nº 13.415/2017). Desse modo, esta pesquisa esteve voltada à compreensão da seguinte questão: Quais são as implicações do processo de implementação da reforma do EM nas escolas-piloto da Rede Estadual de Ensino do Rio grande do Sul (REERS) e qual o lugar da EFI nesse contexto? Com isso, foi formulado o seguinte objetivo geral: compreender as implicações do processo de implementação da reforma do EM nas escolas-piloto da REERS e qual o lugar da EFI nesse contexto. Esse objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: (a) Compreender as implicações do processo de implementação do EM em Tempo Integral nas escolas pesquisadas; (b) Compreender o processo de reestruturação curricular para adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e para a oferta dos itinerários formativos do Novo EM; e (c) Compreender as percepções das gestoras escolares e das professoras de EFI acerca das implicações da reforma do EM para as escolas pesquisadas e para a EFI. Para isso, foi realizado um estudo de caso etnográfico, e os conhecimentos foram produzidos por meio da análise de documentos, da observação participante, dos diários de campo, das entrevistas semiestruturadas e dos questionários. O estudo de caso etnográfico foi composto por duas escolas de EM da REERS, localizadas na cidade de Porto Alegre. Essas duas escolas fazem parte dos projetos-piloto das duas políticas desencadeadas pela reforma do EM na REERS: EM em Tempo Integral e Novo EM. A primeira, voltada à ampliação da carga horária do EM de 800 (oitocentas) para 1400 (mil e quatrocentas) horas anuais, e, a segunda, voltada à flexibilização curricular no EM. Participaram da pesquisa duas professoras de EFI, uma diretora e uma supervisora escolar. As análises e as interpretações da pesquisa foram embasadas em autores e autoras contemporâneos que discutem a política da atual reforma do EM brasileiro sob o ponto de vista das teorias críticas da sociedade. A produção dos conhecimentos seguiu um processo de triangulação que envolveu os referenciais teóricos utilizados, a revisão de literatura, as informações produzidas no campo de pesquisa por meio dos procedimentos metodológicos realizados e as considerações pessoais da pesquisadora. A partir disso, os capítulos de análise e de discussão foram sendo construídos conforme a identificação de temas que emergiram desse processo de triangulação das informações. Em síntese, compreendo que as mudanças curriculares propostas pela atual reforma do EM atendem a interesses privatistas, que pretendem negar aos e às estudantes das escolas públicas o direito ao EM enquanto Educação Básica e à formação integral, princípios estes que estão presentes na Constituição Federal de 1988, na LDB/1996, nas DCNEM/2012 e no PNE/2014-2024. Portanto, uma falsa aparência de atendimento aos anseios e de participação dos e das docentes e estudantes vem sendo estrategicamente alardeada, mas os principais objetivos das forças que influenciam os legisladores da reforma do EM não estão focados no sucesso, mas no fracasso do EM nas escolas públicas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractEl desarrollo de esta investigación estuvo motivado por el interés por comprender la Educación Física (EFI) en la escuela, y más específicamente en la Bachillerato (EM), ante el contexto actual de reformas educativas en este nivel educativo (Ley No. 13.415 / 2017). Así, esta investigación se centró en comprender la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las implicaciones del proceso de implementación de la reforma de ME en las escuelas piloto de la Red Educativa del Estado de Rio Grande do Sul (REERS) y cuál es el lugar de EFI en este contexto? ? Con esto, se formuló el siguiente objetivo general: comprender las implicaciones del proceso de implementación de la reforma EM en las escuelas piloto de REERS y cuál es el lugar de EFI en este contexto. Este objetivo general se desplegó en los siguientes objetivos específicos: (a) Comprender las implicaciones del proceso de implementación de EM a tiempo completo en las escuelas encuestadas; (b) Comprender el proceso de reestructuración curricular para adecuarlo a la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y ofrecer los cursos de capacitación para el Novo EM; y (c) Comprender las percepciones de los administradores escolares y los maestros de EFI sobre las implicaciones de la reforma de EM para las escuelas encuestadas y para EFI. Para ello, se realizó un estudio de caso etnográfico, y el conocimiento se produjo a través del análisis de documentos, observación participante y diarios de campo, entrevistas semiestructuradas y cuestionarios. El estudio de caso etnográfico estuvo compuesto por dos escuelas REERS EM, ubicadas en la ciudad de Porto Alegre. Estas dos escuelas forman parte de los proyectos piloto de las dos políticas impulsadas por la reforma de EM en REERS: EM Full-Time y Novo EM. El primero, destinado a ampliar la carga de trabajo de la EM de 800 (ochocientas) a 1400 (mil cuatrocientas) horas al año, y el segundo, dirigido a la flexibilidad curricular en la EM. Dos profesores de EFI participaron en la investigación, un director y un supervisor de la escuela. Los análisis e interpretaciones de la investigación se basaron en autores contemporáneos que discuten la política de la actual reforma de la EM brasileña desde el punto de vista de las teorías críticas de la sociedad. La producción de conocimiento siguió un proceso de triangulación que involucró las referencias teóricas utilizadas, la revisión de la literatura, la información producida en el campo de investigación a través de los procedimientos metodológicos realizados y las consideraciones personales del investigador. A partir de esto, se construyeron los capítulos de análisis y discusión de acuerdo a la identificación de temas que surgieron de este proceso de triangulación de información. En resumen, entiendo que los cambios curriculares que propone la actual reforma de la EM sirven a intereses privatistas, que pretenden negar a los estudiantes de las escuelas públicas el derecho a la EM como Educación Básica y formación integral, principios que están presentes en la Constitución Federal de 1988, LDB / 1996, DCNEM / 2012 y PNE / 2014-2024. Por lo tanto, se ha promocionado estratégicamente una falsa apariencia de satisfacción de las necesidades y participación de docentes y estudiantes, pero los principales objetivos de las fuerzas que influyen en los legisladores de la reforma del ME no se centran en el éxito, sino en el fracaso de la EM en las escuelas publicas brasileñas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducación Física Escolares
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectReforma de la escuela secundariaes
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscuela secundaria de tiempo completoes
dc.subjectNueva escuela secundariaes
dc.titleA reforma do ensino médio e suas implicações para a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e para a educação física nesse contexto : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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