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dc.contributor.advisorRaggio Quintas, Juan Pablopt_BR
dc.contributor.authorFeeburg, Guilherme Luzpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:28:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258468pt_BR
dc.description.abstractO grande objetivo do projeto é padronizar e simplificar a gestão de rotina das nove áreas de manutenção da “GKN do Brasil”, usando um conjunto de ferramentas desenvolvidas pela divisão global de excelência da empresa, que segue os conceitos da filosofia Lean. Dentre os benefícios trazidos pelas ferramentas aplicadas na gestão de rotina, destaca-se o aumento do envolvimento dos colaboradores, que resultou numa maior contribuição de todos para o desenvolvimento dessas áreas. A metodologia aplicada seguiu a mesma lógica usada pela empresa para a implementação desse conjunto de ferramentas na área da manufatura, que tem apresentado ótimos resultados para a organização em questões como: o maior engajamento das equipes, melhoria no fluxo de informação e redução de desperdícios. Ao longo das trinta e três semanas de projeto as equipes de manutenção foram treinadas nos conceitos do Lean e na aplicação das ferramentas adaptadas para suas realidades, tornando os colaboradores mais capacitados para enfrentar os problemas e melhorar as condições de suas áreas com a utilização dos padrões criados. As nove diferentes áreas de manutenção passaram a utilizar o mesmo sistema de gestão simplificado por quadros de gerenciamento visual, reuniões completamente estruturadas e ferramentas padronizadas de planejamento, monitoramento e controle da manutenção.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of the project is to standardize and simplify the routine management of the nine maintenance areas of “GKN do Brasil”, using a set of tools developed by the company's global division of excellence, which follows the concepts of the Lean philosophy. Among the benefits brought by the tools applied in routine management, stands out the increase of employees involvement, which resulted in a greater contribution from everyone to the development of these areas. The applied methodology followed the same logic used by the company for the implementation of this set of tools in the manufacturing area, which has shown great results for the organization on issues such as: greater engagement of the teams, improvement in the information flow and reduction of wastes. Over the thirty-three weeks of the project, maintenance teams were trained in the concepts of Lean and in the application of the tools adapted to their realities, making employees more qualified to face problems and improve the conditions of their areas with the use of the created standards. The nine different maintenance areas started to use the same management system simplified by visual management boards, completely structured meetings and standardized tools for planning, monitoring and controlling maintenance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaintenanceen
dc.subjectIndústria automotivapt_BR
dc.subjectRoutine managementen
dc.subjectGerenciamento da rotinapt_BR
dc.subjectLeanen
dc.subjectEmployee involvementen
dc.titlePadronização do sistema de gestão da manutenção em uma empresa do segmento da indústria automotiva com enfoque no envolvimento de pessoaspt_BR
dc.title.alternativeStandardization of the maintenance management system in a company of the automotive industry segment with a focus on employee involvement en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126793pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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