Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Wittizorecki, Elisandro Schultz | pt_BR |
dc.contributor.author | Colvara, Marcela do Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-20T03:47:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258352 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa através de um estudo de dois casos e inscreve-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. A relação da supervisão escolar com os/as docentes de Educação Física (EF), articulada com os temas do trabalho docente, cultura docente e micropolítica escolar permeia este estudo. A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as relações entre a supervisão escolar e os/as docentes de Educação Física influenciam nas suas práticas pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaíba/RS. O referencial teórico discute o trabalho docente e sua complexidade nas escolas (TARDIF; TARDIF E LESSARD, 2014) trata sobre o trabalho interativo e suas relações com os sujeitos inscritos no contexto escolar, assim como a precarização e seus efeitos no trabalho docente. Também dialoga sobre a supervisão escolar e suas funções (PRIETSCH, 2001; SILVA JUNIOR 2003a; 2003b; RONCA e GONÇALVES, 2003; SAVIANI, 2003; LAVAL, 2004; ALARCÃO, 2005) e com conceitos da cultura docente (MOLINA NETO, 1997, 1998a, 1998b) e micropolítica escolar (BALL,1989; BARDISA RUIZ, 1997; GONZÁLEZ GONZÁLEZ, 1997) ao compreender que as relações vão se constituindo entre os agentes micropolíticos através das relações entre os indivíduos envolvidos. Os seguintes objetivos específicos balizaram a realização da pesquisa: a) Descrever de que forma as escolas organizam seus processos ordinários no seu cotidiano escolar; b) Identificar e compreender quais relações são construídas entre a educação física e a supervisão escolar; c) Descrever de que forma a supervisão escolar se reconhece e concebe a Educação Física escolar; d) Descrever de que forma os docentes de Educação Física se reconhece entendem o trabalho da supervisão escolar e suas demandas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal de Guaíba/RS, denominadas ficticiamente no estudo de Escola Guarda do Embaú e Escola Garopaba. Através dos diários de campo e entrevistas com 3 professores e professoras de Educação Física e 2 duas supervisoras como colaboradores, foram produzidas informações que dialogassem com o problema de pesquisa e objetivos do estudo. Através da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) foram construídas categorias que resultaram em capítulos de análises, onde discuto três temas centrais: gestão do trabalho e das relações e dos contextos, relações identificadas no contexto escolar e as compreensões dos colaboradores sobre supervisão escolar e Educação Física escolar. Pude compreender que as estruturas ordinárias, a intensificação de tarefas, a e a micropolítica escolar através de seus diferentes arranjos afetam o trabalho docente do professorado e da supervisão escolar. As relações diretas entre os/as docentes e as suas supervisoras também foram compreendidas como decisivas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Um movimento de estrutura celular (TARDIF, 2005) e a própria intensificação das tarefas afetam o suporte pedagógico, ocorrendo auxílios sobre dúvidas pontuais e demandas burocráticas. Um suporte pedagógico contextualizado com uma compreensão das práticas de educação física foi mais bem identificado nas ações da supervisora que possui formação em educação física. O trabalho coletivo da EF em parceria com a supervisão se dá como peça fundamental para que as compreensões da EF possam ressoar e renovar os significados da cultura corporal e movimento dentro das escolas. Considerar que as relações entre os agentes micropolíticos através de alianças, conflitos, coalisões e outras relações se constituem como ponto chave para que o ambiente escolar siga sendo forjado de forma dinâmica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physical Education at school | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educational supervision | en |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Educational micropolitics | en |
dc.subject | Cultura docente | pt_BR |
dc.subject | Teaching culture | en |
dc.title | Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001169258 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências da Saúde (9068)