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dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Yuri Alexander Figueiredo Florespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T03:42:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258276pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação ambiciona traçar um possível trajeto de algumas práticas artísticas interseccionadas pela escrita, investigando e refletindo acerca das especificidades dessa permuta, passando pelas experiências apropriacionistas em artes visuais de Marcel Duchamp, Patricio Farías, Rufino Mesa, Vera Chaves Barcellos, coletivo de artistas Fractal Studios e do poeta e escritor Bertolt Brecht. Temos como objeto de análise, exemplos de apropriação em artes visuais e seus enlaçamentos com a escrita, a literatura e a mídia de massa desenvolvidos pelos artistas visuais e o escritor alemão. Propõe-se um viés crítico no que diz respeito a alguns fenômenos sociais contemporâneos de grande envergadura como a influência das novas tecnologias digitais sobre o campo artístico e uma evidente ausência de uma concertação ética em alguns gestos apropriativos. Evidenciamos também um possível vórtice da disseminação generalizada do ato apropriacionista durante o século XX em relações imbricadas de artistas com escritores nas primeiras décadas do mesmo século. Constatamos a presença da comunicação de massa, em especial o jornal e a televisão, como matéria-prima de alguns trabalhos analisados na presente dissertação. Presentes ao debate proposto, oferecemos noções contemporâneas de arquivo, anacronismo das imagens, textos literários precursores, memória e patrimônio cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to trace a possible path of some artistic practices intersected by writing, investigating, and reflecting on the specificities of this exchange, passing through the appropriation experiences in visual arts of Marcel Duchamp, Patricio Farías, Rufino Mesa, Vera Chaves Barcellos, collective of fractal studios artists and the poet and writer Bertolt Brecht. As the object of analysis, we have examples of appropriation in visual arts and their links with the writing, literature, and mass media developed by these visual artists and the German writer. A critical bias is proposed concerning some contemporary social phenomena of grand scales, such as the influence of new digital technologies on the artistic field and an evident absence of ethical concertation in these appropriate gestures. We also evidenced a possible vortex of the widespread appropriationist act during the twentieth century in the imbricated relations of artists with writers in the first decades of the same century. We observed the presence of mass communication, especially the newspaper and television, as the raw material of some works analyzed in this dissertation. Present to the proposed debate, we offer contemporary notions of archives, anachronism of images, precursor texts, memory, and cultural heritage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArtistic appropriationen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArt and writingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectArt and literatureen
dc.subjectArt and technologyen
dc.subjectApropriação (Arte)pt_BR
dc.subjectArte e Literaturapt_BR
dc.subjectMoutingen
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectMontagem (Arte)pt_BR
dc.titleApropriações e intersecções da arte contemporânea com a escrita : desligar as máquinas e permanecer sentadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169242pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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