Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorDidone, Joelpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T03:26:21Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257975pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender como os professores de Ciências Humanas e Sociais de algumas escolas particulares de Porto Alegre enfrentaram a situação de ensino remoto emergencial e quais decorrências sobrevieram dessa experiência, tendo como ponto de partida entrevistas realizadas com quatro professores que atuaram em salas de aula do ensino médio de seis escolas durante o período de isolamento social. Os resultados apontaram que o enfrentamento imediato e o esforço dos profissionais da educação, mitigaram a crise e conseguiram produzir uma relação eficiente de ensino/aprendizagem na modalidade de Ensino Remoto. É bem verdade que isso se deu ao custo de uma série de desafios como a sobrecarga de trabalho, a gestão do tempo em casa, a falta de coordenação nacional e a separação dos espaços públicos e privados. O estudo também apontou algumas percepções, problemas e necessidades que se interpõem a partir da experiência vivida, tais como a necessidade de um processo de formação docente continuada para avaliar estes problemas e necessidades que são permanentes, mas que se evidenciaram mais intensamente no período de estudo. Conclui-se que a maioria dos processos da prática professoral não foram adaptados ou mesmo repensados, mas sim apenas transpostos para o digital, o que sugere a necessidade de um processo de repensar estas práticas, com a intenção de que as experiências vividas possam ser motor de transformação da prática docente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how Human and Social Sciences teachers from some private schools in Porto Alegre coped with the situation of emergency remote teaching and what consequences arose from this experience, based on interviews with four teachers who taught in high school classrooms at six schools during the period of social isolation. The results indicate that the immediate response and effort of education professionals mitigated the crisis and produced an effective teaching and learning relationship in the Remote Teaching modality. However, this came at the cost of a series of challenges, such as work overload, time management at home, lack of national coordination, and the separation of public and private spaces. The study also highlighted some perceptions, problems, and needs that emerged from this experience, such as the need for continuous teacher training to address these permanent issues and needs that were more prominently evident during the study period. It is concluded that most teaching practices were not adapted or rethought, but rather simply transposed to digital platforms, suggesting the need to reconsider these practices in order to transform teaching practices based on the lived experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectTeachers' performanceen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.subjectProfessor : Prática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePráticas de ensino e experiências a partir do contexto da pandemia de COVID-19 : diálogo com professores de Ciências Humanas e Sociais em escolas da rede privada de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBaldasso, Júlio Césarpt_BR
dc.identifier.nrb001168214pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples