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dc.contributor.advisorZanatta, Cláudia Vicaript_BR
dc.contributor.authorBorges, Osvaldo Vergarapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T03:21:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257756pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa consiste em olhar para um processo de criação poético-autoral denominado Incursão Existencial. Através de experiências, mediadas por um mundo que opera em lógica absurda, esta pesquisa é produzida como registro de um dos vários caminhos possíveis que o pensamento que se pensa faz. Para aprofundar questões que nos levaram a esta reflexão, investigamos a relação entre palavra e imagem ao usar a montagem como método. Essencial ao processo foi o entendimento dos conceitos de caminhada (mundo objetivo), que acionou o pensamento nas andanças pela cidade, e mergulho (mundo subjetivo), como as reflexões pessoais que escavaram imagens informe e palavras em fragmentos. As produções poéticas que surgiram neste trajeto, são entendidas como grito, ou seja, sensações que se manifestaram como forças que escaparam ao desejo do artista de contê-las. E assim, deste suposto fracasso, que por sua vez se faz através da ruína, entendeu-se que cada fragmento traz em si a potência que nos permite apresentar um trabalho em arte pelo ato criativo. Das palavras de Kafka à imagem de Bataille, como farol nas sombras do desconhecido, na tentativa de fundir práxis e teoria, se produziu esta dissertação e uma videoinstalação como entrega final. Porém, a entrega como desejo sempre se fez no pensamento.pt_BR
dc.description.abstractThis research consists of looking at a poeticauthorial creation process called Existential Incursion. Through experiences, mediated by a world that operates in absurd logic, this research is produced as a record of one of the several possible paths that the thought that is thought makes. To deepen the issues that led us to this reflection, we investigated the relationship between word and image using montage as a method. Essential to the process was the understanding of the concepts of walking (objective world), which triggered the thought in the wanderings around the city, and diving (subjective world), as the personal reflections that excavated formless images and words in fragments. The poetic productions that emerged along this path are understood as a scream, that is, sensations that manifested themselves as forces that escaped the artist's desire to contain them. And so, from this supposed failure, which in turn is made through ruin, it was understood that each fragment brings in itself the power that allows us to present a work of art through the creative act. From Kafka's words to Bataille's image, as a lighthouse in the shadows of the unknown, in an attempt to merge praxis and theory, this dissertation and a video installation were produced as a final delivery. However, delivery as a desire was always done in thought.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFailureen
dc.subjectFracasso : Artept_BR
dc.subjectAbsurden
dc.subjectImagem (Arte)pt_BR
dc.subjectInforme (Arte)pt_BR
dc.subjectFormlessness-imageen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectHorse-worden
dc.subjectContemporary arten
dc.titleCavalo-palavra : da ideia do absurdo à sensação de fracassopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167981pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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