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dc.contributor.advisorSantos, Nara Cristinapt_BR
dc.contributor.authorVares, Manoela Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T03:21:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257308pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga a Arte e Tecnologia no Brasil realizada no contexto universitário a partir dos anos 1980 até o ano de 2020. O objetivo dessa pesquisa é propor uma contribuição historiográfica para a Arte e Tecnologia digital, através do estudo e abordagem crítica da produção dos Grupos de Pesquisa que surgem a partir dos docentes vinculados a Programas de Pós-Graduação na área de Artes/Artes Visuais no país. É possível realizar essa proposta entendendo estes elementos como integrantes de um sistema e suas interrelações de sinergia? A universidade propicia, na medida da sua disponibilidade, as condições para o ensino, pesquisa e extensão; a infraestrutura física, técnica e tecnológica; o fomento para a concepção e execução dos projetos, exposições e publicações. A metodologia detém uma abordagem qualitativa, com apoio de dados quantitativos, e tangencia a cartografia quando refere-se ao conceito de sinergia. Considera-se como pontos norteadores os principais projetos artísticos, exposições e eventos que são as colaborações de cada grupo para a consolidação da área. Através delas, discernimos algumas características específicas que advém desta produção e que servem como pontos estruturais para o embasamento de uma historiografia.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates Art and Technology in Brazil carried out in the university’s context from the 1980’s. The objective of this research is to propose a historiographical contribution to Art and Technology in Brazil, through the study and critical approach of the production of Research Groups that arise from professors linked to Postgraduate Programs in the area of Arts/Visual Arts. Is it possible to carry out this proposal by understanding these elements as part of a system and their synergy interrelationships? The university provides, to the extent of its availability, the conditions for teaching, research and extension; the physical, technical and technological infrastructure; the promotion of the conception and execution of projects, exhibitions and publications. The methodology has a qualitative approach, supported by quantitative data, and is tangent to cartography when referring to the concept of synergy. It is considered as guiding points the main artistic projects, exhibitions and events that are the collaborations of each group for the consolidation of Art and Technology in the country. Through them, we discern some specific characteristics that come from this production and that serve as structural points for the foundation of a historiography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoriografia da artept_BR
dc.subjectArt historiographyen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArt and technologyen
dc.subjectArte : Tecnologiapt_BR
dc.subjectSynergyen
dc.subjectSinergiapt_BR
dc.subjectGrupos de pesquisapt_BR
dc.subjectResearch groupsen
dc.titleArte e tecnologia no Brasil : as sinergias no contexto universitário para pensar uma historiografiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001166669pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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