Busca de estratégias para qualificar os processos de participação e de aprendizagem de estudantes no ensino fundamental em Ciências
dc.contributor.advisor | Garcia, Rosane Nunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Chitolina, Lisandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T03:24:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257150 | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade vive em constante transformação e muitas formas de ensinar estão sendo repensadas. Alguns conteúdos, apesar de serem ministrados teoricamente não trazem uma aplicabilidade no contexto no qual o aluno está inserido. Em alguns momentos, vivemos situações que nos fazem repensar a nossa prática pedagógica. O objetivo geral proposto para a pesquisa foi avaliar se as propostas pedagógicas que considerem as realidades socioambientais dos estudantes produzem mais interesse e aprendizagens dos alunos no ensino de Ciências. A pesquisa foi de natureza qualitativa e como metodologia utilizou a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa 18 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de São Leopoldo - RS. Inicialmente os estudantes foram estimulados a identificar os problemas ambientais mais relevantes na comunidade a qual a escola está inserida, dentro da temática “Manejo e destino de resíduos sólidos”. Posteriormente, todos responderam de modo presencial um questionário semiestruturado. Por meio da análise das respostas e a identificação dos problemas ambientais mais relevantes da comunidade, foi aplicada uma Sequência Didática (SD) abordando diversos aspectos teóricos dentro do problema em questão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que houve motivação dos alunos para desenvolverem atividades relacionadas ao Meio Ambiente como a da separação do lixo. Desse modo, espera-se que os estudantes atuem como multiplicadores desenvolvendo ações práticas para resolver os problemas da comunidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Society is constantly changing and many ways of teaching are being rethought. Some subjects, despite being taught theoretically, do not bring applicability to the context in which the student is inserted. At times, we live in situations that make us rethink our pedagogical practice. The general objective proposed for this research was to evaluate whether pedagogical proposals in science teaching, that consider the socio-environmental realities of students, produce more interest and learning from students. The research was qualitative in nature and its methodology was action research. Eighteen students from the 6th year of elementary school from a school located in the city of São Leopoldo - RS participated in the research. Initially, students were encouraged to identify the most relevant environmental problems in the community in which the school is located, within the theme “Management and destination of solid waste”. Afterwards, all answered a semi-structured questionnaire in person. Through the analysis of the answers and the identification of the most relevant environmental problems of the community, a Didactic Sequence (SD) was applied, approaching several theoretical aspects within the problem in question. As a result of the research, it was found that there was motivation of students to develop activities related to the environment, such as garbage separation. In this way, students are expected to act as multipliers by developing practical actions to solve community problems. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Environmental Education | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Periphery communities | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde ambiental | pt_BR |
dc.subject | Solid waste | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.title | Busca de estratégias para qualificar os processos de participação e de aprendizagem de estudantes no ensino fundamental em Ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165121 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
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Ciências Biológicas (183)