Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.contributor.authorChitolina, Lisandrapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:24:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257150pt_BR
dc.description.abstractA sociedade vive em constante transformação e muitas formas de ensinar estão sendo repensadas. Alguns conteúdos, apesar de serem ministrados teoricamente não trazem uma aplicabilidade no contexto no qual o aluno está inserido. Em alguns momentos, vivemos situações que nos fazem repensar a nossa prática pedagógica. O objetivo geral proposto para a pesquisa foi avaliar se as propostas pedagógicas que considerem as realidades socioambientais dos estudantes produzem mais interesse e aprendizagens dos alunos no ensino de Ciências. A pesquisa foi de natureza qualitativa e como metodologia utilizou a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa 18 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de São Leopoldo - RS. Inicialmente os estudantes foram estimulados a identificar os problemas ambientais mais relevantes na comunidade a qual a escola está inserida, dentro da temática “Manejo e destino de resíduos sólidos”. Posteriormente, todos responderam de modo presencial um questionário semiestruturado. Por meio da análise das respostas e a identificação dos problemas ambientais mais relevantes da comunidade, foi aplicada uma Sequência Didática (SD) abordando diversos aspectos teóricos dentro do problema em questão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que houve motivação dos alunos para desenvolverem atividades relacionadas ao Meio Ambiente como a da separação do lixo. Desse modo, espera-se que os estudantes atuem como multiplicadores desenvolvendo ações práticas para resolver os problemas da comunidade.pt_BR
dc.description.abstractSociety is constantly changing and many ways of teaching are being rethought. Some subjects, despite being taught theoretically, do not bring applicability to the context in which the student is inserted. At times, we live in situations that make us rethink our pedagogical practice. The general objective proposed for this research was to evaluate whether pedagogical proposals in science teaching, that consider the socio-environmental realities of students, produce more interest and learning from students. The research was qualitative in nature and its methodology was action research. Eighteen students from the 6th year of elementary school from a school located in the city of São Leopoldo - RS participated in the research. Initially, students were encouraged to identify the most relevant environmental problems in the community in which the school is located, within the theme “Management and destination of solid waste”. Afterwards, all answered a semi-structured questionnaire in person. Through the analysis of the answers and the identification of the most relevant environmental problems of the community, a Didactic Sequence (SD) was applied, approaching several theoretical aspects within the problem in question. As a result of the research, it was found that there was motivation of students to develop activities related to the environment, such as garbage separation. In this way, students are expected to act as multipliers by developing practical actions to solve community problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPeriphery communitiesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectScience teachingen
dc.titleBusca de estratégias para qualificar os processos de participação e de aprendizagem de estudantes no ensino fundamental em Ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001165121pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples