Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Victor João da Rocha Maiapt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Tatiana Gudaites Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T03:28:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257076pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.description.abstractThis present article aims, through Science Teaching, to understand and create strategies on the separation of dry and organic waste in early childhood education, bearing in mind that knowledge is a factor that contributes to development in the school environment, providing opportunities and awakening the interest in garbage separation and thus also understanding their role in society on a subject that should be aroused in basic education. Thus, the objective of this work was to create strategies through the elaboration of a digital booklet, made in the Canvas application, where students could use it as a resource in the school space. For the elaboration of the didactic material, it became necessary to look at a teacher, in order to produce something that is used in schools. It is concluded that through lived experiences and exchanges, it was found that it is necessary to create materials that can help schools and introduce differentiated pedagogical practices into their daily lives that can positively influence the student's teaching and learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSeparation of dry and organic wasteen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectUso de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectDigital primeren
dc.titleO uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001166190pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples