O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico
dc.contributor.advisor | Santos, Victor João da Rocha Maia | pt_BR |
dc.contributor.author | Aguiar, Tatiana Gudaites Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T03:28:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257076 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo através do Ensino em Ciências, compreender e criar estratégias sobre a separação do lixo seco e orgânico na educação infantil, tendo em mente que o conhecimento é um fator que contribui para o desenvolvimento no espaço escolar, proporcionando oportunidades e despertando o interesse pela separação do lixo e assim também compreender seu papel na sociedade sobre um assunto que deve ser despertado na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar estratégias através da elaboração de uma cartilha digital, confeccionada no aplicativo Canvas onde os estudantes pudessem utilizar como recurso no espaço escolar. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário o olhar de uma professora, a fim de produzir algo que seja utilizado nas escolas. Conclui-se que através das experiências vivenciadas e nas trocas constatou-se que é necessária a criação de materiais que possam auxiliar as escolas e introduzir para seu cotidiano práticas pedagógicas diferenciadas que possam influenciar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem do aluno. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present article aims, through Science Teaching, to understand and create strategies on the separation of dry and organic waste in early childhood education, bearing in mind that knowledge is a factor that contributes to development in the school environment, providing opportunities and awakening the interest in garbage separation and thus also understanding their role in society on a subject that should be aroused in basic education. Thus, the objective of this work was to create strategies through the elaboration of a digital booklet, made in the Canvas application, where students could use it as a resource in the school space. For the elaboration of the didactic material, it became necessary to look at a teacher, in order to produce something that is used in schools. It is concluded that through lived experiences and exchanges, it was found that it is necessary to create materials that can help schools and introduce differentiated pedagogical practices into their daily lives that can positively influence the student's teaching and learning process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Separation of dry and organic waste | en |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Kindergarten | en |
dc.subject | Uso de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Digital primer | en |
dc.title | O uso da cartilha como ferramenta para inserir na educação básica a separação do lixo seco e orgânico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166190 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)