Importância do ensino por investigação na disciplina de Ciências por meio de uma sequência didática com a temática células
dc.contributor.advisor | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Caleffi, Tatiane Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T03:27:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257058 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho possui como tema a importância da investigação no ensino de Ciências partindo do entendimento que o planejamento das aulas de ciências emerge por meio da dúvida, dos questionamentos, de argumentações, observando as diferentes estratégias e métodos de ensino de Ciências que buscam a interação dos conhecimentos prévios com os novos conhecimentos, utilizando uma metodologia de ensino por investigação (EI). Através desta proposta metodológica busca-se discutir desenvolver a compreensão dos conceitos por meio da investigação, do desenvolvimento do pensamento crítico. Sendo assim, será elaborado uma pesquisa de natureza reflexiva narrativa na utilização do método do ensino por investigação, onde contará com o amparo de uma sequência didática em um aplicativo de realidade aumentada, chamado Quiver aproximando dos aspectos da ciências da natureza com a temática Célula. Esta pesquisa foi realizada a partir da aplicação de uma sequência Didática com o tema Célula desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino básico. Além da aplicação da sequência didática, foi realizado também uma Roda de conversa, pesquisas envolvendo o tema proposto célula, troca de experiências, discussões e reflexões críticas de explanação do conteúdo, com a intenção de verificar quais habilidades foram desenvolvidas na construção do conhecimento por meio da utilização da sequência didática com o auxílio do aplicativo de realidade aumentada QUIVER. Desta forma o Ensino por Investigação (EI), tem como estratégia o aplicativo de realidade aumentada como um auxílio na prática do Ensino por Investigação que colabora na superação dos modelos tradicionais de ensino, tornando as aulas mais estimulantes, interativas e curiosas, estabelecendo vínculos com a apreciação da cultura científica no ambiente escolar e no ensino aprendizagem, assim ampliando o pensamento crítico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work has as its theme the importance of investigation in the teaching of Science, starting from the understanding that the planning of science classes emerges through doubt, questioning, argumentation, observing the different strategies and methods of teaching Science that seek interaction from prior knowledge to new knowledge, using an inquiry-based teaching (EI) methodology. Through this methodological proposal, we seek to discuss developing the understanding of concepts through research, the development of critical thinking. Thus, a research of a reflective narrative nature will be developed using the method of teaching by investigation, where it will have the support of a didactic sequence in an augmented reality application, called Quiver, approaching aspects of natural science with the theme Cell. This research was carried out from the application of a Didactic sequence with the Cell theme developed in a 7th grade class of Basic Education. In addition to the application of the didactic sequence, a conversation wheel was also carried out, research involving the proposed theme cell, exchange of experiences, discussions and critical reflections on the explanation of the content, with the intention of verifying which skills were developed in the construction of knowledge through the use of the didactic sequence with the help of the augmented reality application QUIVER. Thus, Teaching by Investigation (EI) has as a strategy the augmented reality application as an aid in the practice of Teaching by Investigation that collaborates in overcoming traditional teaching models, making classes more stimulating, interactive and curious, establishing links with the appreciation of scientific culture in the school environment and in teaching-learning, thus expanding critical thinking. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Argumentation | en |
dc.subject | Células | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Teaching by investigation | en |
dc.subject | Critical thinking | en |
dc.title | Importância do ensino por investigação na disciplina de Ciências por meio de uma sequência didática com a temática células | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166226 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)