Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Liv Ludwigpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:26:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257055pt_BR
dc.description.abstractA biodiversidade e sua conservação, além de ser uma temática central prevista no componente curricular para ensino de ciências, é extremamente relevante para o propósito de transformação social da educação. Com caráter polissêmico, sua contextualização no ambiente escolar demanda diferentes perspectivas. A literatura, por meio de narrativas diversas, pode apresentar-se como facilitadora da compreensão desta temática no ensino de ciências, ao passo que possibilita vivenciar perspectivas distintas. A partir disto, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo compreender como uma sequência didática (SD) tecida pela biografia de Wangari Maathai, com enfoque Ciências Tecnologia e Sociedade (CTS) e em diálogo com a Educação Ambiental de Base Comunitária, pode contribuir para o ensino de ciências fundamentado em pressupostos antirracistas e antissexistas. Através do deliamento do tipo pesquisa-ação, desenvolveu-se, aplicou-se e analisou-se uma SD sobre biodiversidade com alunas/os de sexto e sétimo ano, de forma remota em uma escola pública de ensino fundamental. Ao longo da SD observou-se o desenvolvimento de diferentes parâmetros e propósitos da educação CTS, bem como complexificação da concepção de biodiversidade por parte das/dos alunas/os demonstrando a potência da pluralidade de narrativas para o ensino de Ciências socialmente comprometido.pt_BR
dc.description.abstractBiodiversity and its conservation, in addition to being a central theme foreseen in the curriculum component for science, is extremely relevant for the purpose of social transformation in education. With a polysemic character, its contextualization without a school environment demands different perspectives. Literature, throught different narratives, can present itself as a facilitator of the understanding of this theme in science teaching, while enabling different perspectives to be experienced. From this, this research, with a qualitative and exploratory approach, aimed to understand how a didatic sequence (SD) woven by the biography of Wangari Maathai, with a focus on Science, Technology and Society (CTS) and in dialogue with the Environmental Esucation of the Community Base can contribute to Science education based on anti-racist and anti-sexist assumptions. Through the design of the type of action-research, it was policy, applied and analyzed a SD on biodiversity with sixth and seventh grade students, remotely, in a public elementary school. Throughout the SD, the development of differente parameters and purposes of STS education was observed, as well as the complexification of the concept of biodiversity by the students, demonstrating the power of the plurality of narratives for a socially committed Science teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiodiversityen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectCTS educationen
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectScience teachingen
dc.titleTem alguma palavra que envolve tudo? uma proposta de sequência didática sobre biodiversidade a partir da história de vida de Wangari Maathaipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001165127pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples