Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeal, Mirna Bainypt_BR
dc.contributor.authorBarros, Larissa Mecca dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:25:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257044pt_BR
dc.description.abstractOs dados e análises apresentados neste artigo resultam de leituras específicas sobre a prática docente nas atividades de Ciências e da visão empírica da autora sobre práticas educativas relacionadas ao solo, vivenciadas enquanto professora de ciências em uma escola estadual de Canoas, RS. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a atuação docente no ensino de ciências direcionado à preservação do solo urbano, no Ensino Fundamental II. A partir da reflexão sobre os problemas comuns na exploração do tema nas escolas e das estratégias capazes de potencializar as ações pedagógicas no estudo do recurso em escolas de contexto urbano, constatou-se que os efeitos positivos podem ser alcançados através do uso de metodologias ativas e materiais apropriados, da abordagem aprofundada e contextualizada quanto à realidade da comunidade escolar e da melhoria no processo de formação docente.pt_BR
dc.description.abstractThe data and analyzes presented in this article are the result of specific readings on teaching practice in Science activities and the author's empirical view of soil-related educational practices, experienced as a science teacher at a state school in Canoas, RS. The main objective of this work was to analyze the teaching performance in science teaching aimed at the preservation of urban soil, in Elementary School II. From the reflection on the common problems in the exploration of the theme in schools and the strategies capable of enhancing pedagogical actions in the study of the resource in schools of urban context, it was found that the positive effects can be achieved through the use of active methodologies and appropriate materials, an in-depth and contextualized approach to the reality of the school community and the improvement in the teacher training process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban soilen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectConservação do solopt_BR
dc.subjectTeaching approach about urban soilen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectMiddle school science teachingen
dc.subjectSolopt_BR
dc.titleReflexões sobre a prática docente nas atividades de Ciências relativas ao tema solo urbano no ensino fundamental iipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb001165008pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples