Reflexões sobre a prática docente nas atividades de Ciências relativas ao tema solo urbano no ensino fundamental ii
dc.contributor.advisor | Leal, Mirna Bainy | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Larissa Mecca de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:25:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257044 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os dados e análises apresentados neste artigo resultam de leituras específicas sobre a prática docente nas atividades de Ciências e da visão empírica da autora sobre práticas educativas relacionadas ao solo, vivenciadas enquanto professora de ciências em uma escola estadual de Canoas, RS. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a atuação docente no ensino de ciências direcionado à preservação do solo urbano, no Ensino Fundamental II. A partir da reflexão sobre os problemas comuns na exploração do tema nas escolas e das estratégias capazes de potencializar as ações pedagógicas no estudo do recurso em escolas de contexto urbano, constatou-se que os efeitos positivos podem ser alcançados através do uso de metodologias ativas e materiais apropriados, da abordagem aprofundada e contextualizada quanto à realidade da comunidade escolar e da melhoria no processo de formação docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The data and analyzes presented in this article are the result of specific readings on teaching practice in Science activities and the author's empirical view of soil-related educational practices, experienced as a science teacher at a state school in Canoas, RS. The main objective of this work was to analyze the teaching performance in science teaching aimed at the preservation of urban soil, in Elementary School II. From the reflection on the common problems in the exploration of the theme in schools and the strategies capable of enhancing pedagogical actions in the study of the resource in schools of urban context, it was found that the positive effects can be achieved through the use of active methodologies and appropriate materials, an in-depth and contextualized approach to the reality of the school community and the improvement in the teacher training process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Urban soil | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Conservação do solo | pt_BR |
dc.subject | Teaching approach about urban soil | en |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Middle school science teaching | en |
dc.subject | Solo | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a prática docente nas atividades de Ciências relativas ao tema solo urbano no ensino fundamental ii | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fernandez, Sarita Mercedes | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165008 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)