Consumo responsável de energia elétrica
dc.contributor.advisor | Santos, Victor João da Rocha Maia | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Joseane de Lima Morais de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:25:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257043 | pt_BR |
dc.description.abstract | O consumo de energia elétrica no mundo está cada vez maior. Grande parte da energia gerada em nosso país vem de usinas hidrelétricas e termelétricas. Com isso torna-se necessário um processo de conscientização e incentivo aos alunos, desde os primeiros anos escolares, ao consumo responsável de energia. Em vista disso, é essencial informá-los sobre a importância dessas formas de geração de energia, bem como sobre o consumo correto de energia elétrica. É fundamental que eles analisem seus hábitos, para que haja mudanças em suas atitudes. Para isso, foi realizado com um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental produção de textos em que relataram os seus conhecimentos sobre usinas hidrelétricas e termelétricas e suas atitudes em relação ao consumo consciente de energia elétrica. Posteriormente, foi feita a análise dos materiais, utilizando-se a Análise de Conteúdo conforme Bardin (2016). Foram analisadas três categorias: energia elétrica, meio ambiente e economia de energia. Portanto, faz-se necessário o conhecimento de tais recursos, para que seja assegurada a preservação desses meios para gerações futuras, e também para que ocorra a conscientização de que é preciso economizar energia elétrica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The consumption of electricity in the world is getting bigger and bigger. Large part of generated energy in our country comes from hydroelectric and thermoelectric plants. Therewith, it becomes necessary an awareness process and stimulus to the students since the early years of school to the responsible consumption of energy. In view of this, it is essential to inform them about the importance of this forms of energy generation, as well as about the correct consumption of electricity. It is fundamental that they analyze their habits, so that there are changes in their attitudes. For that, it was produced with some students of the eighth year of the elementary school an activity of text production, in which they reported their knowledge about hydroelectric and thermoelectric plants and their attitudes in relation to responsible consumption of electricity. Posteriorly, the analysis of the materials was done, using the Content Analysis according to Bardin (2016). Three categories were analyzed: electric energy, environment and energy saving. Therefore, it is necessary the knowledge of such resources, so that the preservation of these means is assured for future generations, and also for the awareness that is necessary to save electricity occurs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Consumption | en |
dc.subject | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Electric energy | en |
dc.subject | Consumo de energia | pt_BR |
dc.subject | Centrais elétricas | pt_BR |
dc.subject | Awareness | en |
dc.subject | Centrais hidreletricas | pt_BR |
dc.subject | Hydroelectric and thermoelectric plants | en |
dc.title | Consumo responsável de energia elétrica | pt_BR |
dc.title.alternative | Responsible consumption of electric energy | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gallon, Mônica da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164795 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)