O superpoder dos elementos químicos
dc.contributor.advisor | Santos, Victor João da Rocha Maia | pt_BR |
dc.contributor.author | Guerra, Letícia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:25:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257036 | pt_BR |
dc.description.abstract | Cada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química. | pt_BR |
dc.description.abstract | Teaching methods focused on meaningful learning and connected to the student's reality have become increasingly important. The use of differentiated teaching strategies aims, in general, to help students grasp “abstract” concepts more dynamically and effectively. This work’s objective is to present a didactic study of chemical elements to understand how students recognize and/or represent them in their daily lives, as well as instigating students' curiosity for Chemistry classes. The work was developed with 9th-grade students at a public school in Caxias do Sul, RS - Brazil. The project was applied entirely remotely due to the COVID-19 pandemic. Among the activities carried out, there was research on different chemical elements in everyday life and the creation of a superhero for the referred elements, displaying their characteristics as superpowers. The evaluation was made through learning rubrics to verify whether the objectives were reached. The students developed good quality work, showing that the strategy used may be applied as a innovative tool for Chemistry teaching. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Chemistry | en |
dc.subject | Elementos quimicos | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Characters | en |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Science | en |
dc.subject | Chemical elements | en |
dc.title | O superpoder dos elementos químicos | pt_BR |
dc.title.alternative | The superpower of chemical elements | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gallon, Mônica da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165031 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)