As possibilidades do uso de metodologias ativas no ensino de sexualidade em tempos de pandemia
dc.contributor.advisor | Hoffmann, Marilisa Bialvo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rubin, Mariane da Silva Casali | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:25:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257034 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, necessitou-se adotar a modalidade de ensino remoto emergencial e, assim, os usos das metodologias ativas despontaram como um recurso didático de grande importância no ensino de ciências e, em especial, de educação sexual, sendo este um assunto indispensável para o desenvolvimento dos adolescentes. O presente estudo propõe como questão de pesquisa: “Quais as potencialidades e desafios no uso de metodologias ativas para auxiliar em uma proposta didática de ensino de sexualidade no formato remoto em tempos de pandemia?” tendo como objetivos analisar as potencialidades e os desafios das metodologias ativas, identificar quais as principais metodologias ativas utilizadas no ensino de ciências, compreender as mais adequadas e desenvolver uma proposta didática para professores no ensino remoto, utilizando as metodologias ativas na promoção da saúde e sexualidade para adolescentes. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo análise documental. A partir dos dados levantados, foi realizado um estudo para indicar uma proposta didática no ensino de Ciências, visando a discussão da temática do uso das metodologias ativas no ensino de sexualidade em tempos de pandemia, no intuito de colaborar tanto no âmbito da produção quanto na utilização deste tipo de atividade por professores de Ciências. | pt_BR |
dc.description.abstract | With the arrival of the Covid-19 pandemic in Brazil, it was necessary to adopt the emergency remote teaching modality and, thus, the uses of active methodologies emerged as a teaching resource of great importance in science teaching and, in particular, in education this is an indispensable issue for the development of adolescents. The present study proposes as a research question: "What are the potentials and challenges in the use of active methodologies to assist in a didactic proposal for teaching sexuality in a remote format in times of pandemic?" aiming to analyze the potential and challenges of active methodologies, identify the main active methodologies used in science teaching, understand the most appropriate ones and develop a didactic proposal for teachers in remote education, using active methodologies in the promotion of health and sexuality for teenagers. The study is characterized as a qualitative research, document analysis type. From the data collected, a study was carried out to indicate a didactic proposal in the teaching of Science, aiming at discussing the theme of the use of active methodologies in the teaching of sexuality in times of pandemic, in order to collaborate both in production and in use of this type of activity by Science teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pandemic | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | en |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.subject | Didactic proposal | en |
dc.title | As possibilidades do uso de metodologias ativas no ensino de sexualidade em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gallon, Mônica da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165438 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
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Ciências Biológicas (183)