A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
dc.contributor.advisor | Silva, Lenir Orlandi Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Negri, Juciane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:24:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257029 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to analyze how the creation of a Blog can enhance the involvement and learning of students about environmental sustainability, in the science discipline. At first, students participated in the creation of the Blog and in the preparation of materials posted in the virtual environment, and later data collection was carried out for analysis and discussion. The results obtained showed that the Blog was an important ally to the teaching-learning process in Science Teaching, specifically on the theme of sustainability. In addition, it was clear the greater students’ involvement with the proposed activity, which certainly contributed positively to the construction of new practical and theoretical knowledge inside and outside the classroom. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Teaching Strategy | en |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.title | A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | The creation and use of the blog as an educational strategy in the teaching of nature sciences with a focus on the thematic of environmental sustainability | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pittol, Michele | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164887 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)