Reflexões sobre uma construção de herbário na escola : um aporte para as aulas no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Márcio Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:24:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como finalidade incentivar os professores trabalharem o conteúdo de vegetais com um herbário escolar que serve de complemento e contribuição para o entendimento dos alunos de Ensino Fundamental. O herbário escolar tem como objetivos desenvolver o estudo da botânica, conhecer sua importância e aplicação de coleta e secagem durante a sua construção. Esse complemento didático pode desempenhar maior interesse nos estudos conforme suas etapas na construção. A finalidade do projeto é incentivar os alunos a apreciarem e despertarem o interesse investigativo do conteúdo através de pesquisas científicas em uma aula prática de laboratório. Na construção deste material didático os alunos tendem a descobrir uma grande quantidade de informações e com a utilização do herbário pode aumentar o interesse nas aulas de vegetais com a ajuda de materiais didáticos e científicos tornando uma atividade complementar com a finalidade de transformarem seu trabalho final em projetos de iniciação cientifica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph is intended to encourage teachers to work the content of vegetables with a school herbarium that serves as a complement and contribution to the understanding of elementary school students. The school herbarium aims to develop the study of botany, know its importance and application of collection and drying during its construction. This didactic complement can play a greater interest in studies according to their stages of construction. The purpose of the project is to encourage students to appreciate and arouse the investigative interest of the content through scientific research in a practical laboratory class. In the construction of this teaching material, students tend to discover a great deal of information and with the use of the herbarium can increase interest in vegetable classes with the help of didactic and scientific materials, making it a complementary activity in order to transform their final work into scientific initiation projects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Herbarium | en |
dc.subject | Herbário | pt_BR |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | Expository class | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Scientific research and Complementary activity | en |
dc.title | Reflexões sobre uma construção de herbário na escola : um aporte para as aulas no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165326 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)