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dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Márcia Regina Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:23:25Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257016pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo originou-se de pesquisa qualitativa a partir de fontes bibliográficas e documentais onde através de uma análise criteriosa buscou-se ferramentas para a elaboração de uma sequência didática baseada no ensino de química por investigação com estratégias que contemplem a argumentação como fator primordial na construção do letramento científico. Para isso, a narrativa vale-se das polêmicas que acompanham o período pandêmico que estamos vivendo através da elaboração da sequência didática “A farsa da Ivermectina” como um modelo promissor no Ensino de Química Por Investigação voltado ao estudo das soluções, conteúdo sempre presente em diferentes eixos temáticos adotados pelos novos parâmetros curriculares na área das ciências da natureza e suas tecnologias. Na elaboração, priorizou-se estratégias para que os estudantes se apropriem de conceitos científicos, consigam gerar e usar dados para responder a questões investigativas, além de permitir que compreendam a química como parte do conhecimento humano e não apenas uma disciplina onde devem decorar fórmulas e repetir conceitos. A sequência apresentada, torna-se promissora para que cálculos de concentração de soluções sejam compreendidos de forma contextualizada e, não sejam mais vistos como uma parte da química onde se decoram fórmulas ou representações míticas ou inadequadas.pt_BR
dc.description.abstractThis article originated from qualitative research from bibliographical and documentary sources where, through a careful analysis, tools were sought for the elaboration of a didactic sequence based on the teaching of chemistry by investigation with strategies that consider argumentation as a primary factor in construction of scientific literacy. For this, the narrative makes use of the controversies that accompany the pandemic period that we are living through the elaboration of the didactic sequence "The farce of Ivermectin" as a promising model in the Teaching of Chemistry by Investigation focused on the study of solutions, content always present in different thematic axes adopted by the new curricular parameters in the area of natural sciences and their technologies. In the elaboration, strategies were prioritized for students to appropriate scientific concepts, to be able to generate and use data to answer investigative questions, in addition to allowing them to understand chemistry as part of human knowledge and not just a discipline where they must memorize formulas and repeat concepts. The presented sequence is promising for solution concentration calculations to be understood in a contextualized way and not to be seen any more as a part of chemistry where mythical or inappropriate formulas or representations are memorized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectTeaching by investigationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectIvermectinen
dc.subjectIvermectinapt_BR
dc.subjectDosageen
dc.titleA pandemia e o ensino de Química por investigação : a farsa da ivermectinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCiência é 10pt_BR


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