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dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Daiana Machado dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:28:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256988pt_BR
dc.description.abstractVisto o momento atual vivido na educação, observou-se a necessidade de diversificar as estratégias trabalhadas com os educandos, sendo que através desta proposta metodológica de ensino híbrido apresentada neste trabalho, a Rotação por Estações, que visa trabalhar os diversos espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem, mostrou-se uma forma interessante e positiva na construção de conhecimentos. O objetivo foi trabalhar com uma metodologia ativa inovadora aliada às aulas práticas de experimentação de análises de fatores biológicos, físicos e químicos, presentes em amostras de água das fontes das propriedades dos estudantes do meio rural, e desta forma desenvolver um trabalho investigativo usando um problema real do cotidiano dos estudantes e descobrir como este problema em questão pode estar relacionado com a nossa saúde, por exemplo. A água disponibilizada para consumo humano deve apresentar excelentes índices de potabilidade indispensável para a saúde das pessoas. Na aula experimental os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns métodos práticos e dispositivos tecnológicos para a análise dos principais parâmetros físico-químicos e biológicos, indicadores de boa qualidade ou não, das amostras de água que estes alunos e suas famílias estão consumindo, também foram apresentados informações sobre a quantidade de elementos químicos existentes na água, fazendo uma relação do tema com a contaminação e poluição das águas pelos mais diferentes problemas ambientais. Também foi possível verificar que a aplicabilidade de metodologias que promovam autonomia e protagonismo aliadas às tecnologias, permite a ampliação de conhecimentos bem como maior envolvimento e interesse dos educandos nas atividades propostas pelo professor.pt_BR
dc.description.abstractGiven the current moment experienced in education, there was a need to diversify the strategies worked with the students, and through this methodological proposal of hybrid teaching presented in this work, Rotation by Stations, which aims to work the various spaces, tools and styles learning, proved to be an interesting and positive way of building knowledge. The objective was to work with an innovative active methodology combined with practical classes for experimenting with the analysis of biological, physical and chemical factors, present in water samples from the sources of rural student properties, and in this way develop an investigative work using a problem real life of students and discover how this problem in question can be related to our health, for example. The water made available for human consumption must present excellent levels of potability essential for people's health. In the experimental class, the students had the opportunity to learn about some practical methods and technological devices for the analysis of the main physical-chemical and biological parameters, indicators of good quality or not, of the water samples that these students and their families are consuming. Information on the amount of chemical elements in the water is presented, making a connection between the theme and the contamination and pollution of water by the most different environmental problems. It was also possible to verify that the applicability of methodologies that promote autonomy and protagonism allied to technologies, allows the expansion of knowledge as well as greater involvement and interest of students in the activities proposed by the teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStation Rotationen
dc.subjectCaracterísticas da águapt_BR
dc.subjectHybrid teachingen
dc.subjectAmostras de aguapt_BR
dc.subjectExperimental researchen
dc.subjectAnálise da águapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPotability of wateren
dc.titleAulas experimentais investigativas e a metodologia de rotação por estações de aprendizagem : uma proposta para análise de fontes de água no ensino de Biologia e Químicapt_BR
dc.title.alternativeInvestigative experimental classes and the methodology of rotation by learning stations : a proposal for analysis of water sources in Biology and Chemistry teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPittol, Michelept_BR
dc.identifier.nrb001160292pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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