Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
dc.contributor.advisor | Motta, Amanda de Souza da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Camila Franceschi da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:26:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256963 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o surgimento dos impactos da emissão de gases poluentes, especialmente na abordagem do aumento da acidez da atmosfera e da chuva ácida. Para isso, foram realizadas quatro etapas como ação proposta, com grupos de alunos do 7º ano da escola municipal de educação Básica Santo Inácio, localizada no município de Esteio/RS. As etapas desenvolvidas contemplaram apresentação dos conceitos sobre gases poluentes, chuva ácida e meio ambiente explanados pela professora; preparo e execução do experimento pelos grupos de alunos; após os procedimentos concluídos e ponderados pelos grupos, anotações foram realizadas em relatório, além de um texto descritivo, sobre as conclusões obtidas pelos impactos dos gases poluentes ao meio ambiente, bem como sua participação no processo para minimizar esses efeitos. Os resultados obtidos a partir da leitura dos relatórios e textos descritivos entregues pelos alunos evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e para o aprofundamento dos conhecimentos científicos, principalmente para o processo significativo da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to contribute to the student's teaching-learning process in a meaningful construction of concepts about polluting gases and the environment from an experimental practice in the classroom on the emergence of the impacts of polluting gás emissions, especially in the approach to increasing pollution acidity of the atmosphere and acid rain. Thus, four stages were carried out as the proposed action, with groups of students from the 7th grade of the public basic education school Santo Inácio, located in the city of Esteio/RS. The stages developed include the presentation of concepts, by the teacher, which are about polluting gases, acid rain and the environment; preparation and execution of the experiment were made by the group of students; after the procedures concluded and analyzed by the educators, notes were taken in a report, in addition to a descriptive text about the conclusions reached by the impacts of polluting gases on the environment, as well as their participation in the process to minimize these effects. The results obtained from reading the reports and descriptive texts delivered by the students show the importance of experimentation for science teaching and the deepening of scientific knowledge, especially for the meaningful process of learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Experimentation | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Poluentes atmosféricos | pt_BR |
dc.title | Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimentation in science teaching to build meaningful learning | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rockembach, Caroline Tuchtenhagen | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155119 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)