Manutenção de vínculo e fomentação de interesse dos alunos por Ciências por meio da experimentação em tempos de ensino remoto
dc.contributor.advisor | Camargo, Tatiana Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Camila de Lima e Silva Schuch | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:26:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256949 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o relato da realização de atividades prático-experimentais que visaram despertar o interesse do estudante pelas aulas de ciências, auxiliar na sua aprendizagem e fortalecer seu vínculo com a escola. As atividades foram realizadas com alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, situada no município de Portão/RS, e o tema proposto foi eletricidade e magnetismo, agora aplicado nesta série conforme a nova Base Nacional Comum Curricular. As estratégias aqui apresentadas foram pensadas no contexto de ensino remoto ou híbrido, instituído como alternativa de aula no período pandêmico a partir de 2020. A proposta foi a realização de uma intervenção ativa com experiências que usaram materiais alternativos, de baixo custo e fácil obtenção, que permitiram aos alunos observar na prática, em suas casas, conceitos abstratos de modo fácil e efetivo. As impressões e o impacto da utilização das experiências por parte dos alunos foram anotados pela professora aplicadora, e classificadas como produtivas ou não em relação à motivação e a uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de eletricidade e magnetismo.Dos resultados obtidos, foi possível observar que a realização de atividades práticas, mesmo que realizadas no contexto domiciliar com orientação do professor, é muito atrativa aos alunos, promovendo seu interesse pelo entendimento dos fenômenos observados, tornando-os mais ativos e envolvidos nas aulas, assim contribuindo para o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola e em especial com o estudo de ciências. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presented the report of practical-experimental activities that aimed to awaken the student’s interest in science classes, help in their learning, and strengthen their bond with the school. The activities were carried out with eighth grade students who attend Gonçalves Dias Municipal Elementary School, located in Portão, Southern Brazil, in accordance with the new Nacional Common Core Curriculum. The strategies applied here were designed for the context of remote or hybrid teaching, proposed as an alternative during the pandemic period as of 2020. The proposal was to carry out an active intervention with experiments that used alternative low-cost and easily obtained materials, which allowed students to observe in practice, in their homes, abstract concepts in an easy and effective way. The impressions and impact of the students were recorded by the teacher/researcher, and classified as productive or not in terms of motivation and significant learning. From the results obtained, it was possible to observe that the accomplishment of practical activities, even if carried out in the home context with the teacher's guidance, is very attractive to students, promoting their interest in understanding the observed phenomena, making them more active and involved in classes, thus contributing to the strengthening of the students' bond with the school and, in particular, with the study of science. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Study of science | en |
dc.subject | Experiment | en |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Bond | en |
dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
dc.subject | Emergencial Remote teaching | en |
dc.subject | Magnetismo | pt_BR |
dc.title | Manutenção de vínculo e fomentação de interesse dos alunos por Ciências por meio da experimentação em tempos de ensino remoto | pt_BR |
dc.title.alternative | Bond maintenance and interest fostering for science students through experiments in remote teaching times | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gallon, Mônica da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155114 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)