Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorDuarte, Camila de Lima e Silva Schuchpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256949pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o relato da realização de atividades prático-experimentais que visaram despertar o interesse do estudante pelas aulas de ciências, auxiliar na sua aprendizagem e fortalecer seu vínculo com a escola. As atividades foram realizadas com alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, situada no município de Portão/RS, e o tema proposto foi eletricidade e magnetismo, agora aplicado nesta série conforme a nova Base Nacional Comum Curricular. As estratégias aqui apresentadas foram pensadas no contexto de ensino remoto ou híbrido, instituído como alternativa de aula no período pandêmico a partir de 2020. A proposta foi a realização de uma intervenção ativa com experiências que usaram materiais alternativos, de baixo custo e fácil obtenção, que permitiram aos alunos observar na prática, em suas casas, conceitos abstratos de modo fácil e efetivo. As impressões e o impacto da utilização das experiências por parte dos alunos foram anotados pela professora aplicadora, e classificadas como produtivas ou não em relação à motivação e a uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de eletricidade e magnetismo.Dos resultados obtidos, foi possível observar que a realização de atividades práticas, mesmo que realizadas no contexto domiciliar com orientação do professor, é muito atrativa aos alunos, promovendo seu interesse pelo entendimento dos fenômenos observados, tornando-os mais ativos e envolvidos nas aulas, assim contribuindo para o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola e em especial com o estudo de ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis work presented the report of practical-experimental activities that aimed to awaken the student’s interest in science classes, help in their learning, and strengthen their bond with the school. The activities were carried out with eighth grade students who attend Gonçalves Dias Municipal Elementary School, located in Portão, Southern Brazil, in accordance with the new Nacional Common Core Curriculum. The strategies applied here were designed for the context of remote or hybrid teaching, proposed as an alternative during the pandemic period as of 2020. The proposal was to carry out an active intervention with experiments that used alternative low-cost and easily obtained materials, which allowed students to observe in practice, in their homes, abstract concepts in an easy and effective way. The impressions and impact of the students were recorded by the teacher/researcher, and classified as productive or not in terms of motivation and significant learning. From the results obtained, it was possible to observe that the accomplishment of practical activities, even if carried out in the home context with the teacher's guidance, is very attractive to students, promoting their interest in understanding the observed phenomena, making them more active and involved in classes, thus contributing to the strengthening of the students' bond with the school and, in particular, with the study of science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectStudy of scienceen
dc.subjectExperimenten
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBonden
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectEmergencial Remote teachingen
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.titleManutenção de vínculo e fomentação de interesse dos alunos por Ciências por meio da experimentação em tempos de ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeBond maintenance and interest fostering for science students through experiments in remote teaching times en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Mônica da Silvapt_BR
dc.identifier.nrb001155114pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples