Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Victor João da Rocha Maiapt_BR
dc.contributor.authorScharlau, Ismarpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256933pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo foi destacar a importância dos estudos didáticos e práticos acerca da temática de Ecologia e Biodiversidade com ênfase na agenda 2030. A partir de estudos didáticos com alunos do 7º ano de uma Escola Pública de Ensino Fundamental, foram elaboradas inserções envolvendo a temática, para a coleta de dados. Nessa ótica, foi levantados os convergentes conceitos de sustentabilidade, resumidos em apontar a busca de aspectos favoráveis para a preservação e manutenção dos ecossistemas em todos os seus aspectos, visando a formação de sujeitos ecológicos transformadores. Entende-se que tais dinâmicas contribuem para o processo de metodologias ativas que fomentam o processo de mudanças de hábitos, disponibilizando o aluno a aprender com o próprio ambiente, mediado pelo docente, relacionando as questões existenciais ao cotidiano, a fim de discussão de pontos relativos aos objetivos da Agenda 2030. Logo, os objetivos foram alcançados, pois se verificou através de uma metodologia qualitativa aplicada, regados por atividades e falas, baseando-se ainda na análise do pesquisador, o impacto e a preocupação em acreditar que a mudança de hábitos e o entendimento de aspectos ambientais, se faz necessária para projetar e oportunizar inovações de coesão social e ambiental, com respeito ao uso dos recursos naturais que atendam as necessidades das gerações presentes e futuras.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article was to highlight the importance of didactic and practical studies on the theme of Ecology and Biodiversity with an emphasis on the 2030 agenda. From didactic studies with 7th grade students of a Public Elementary School, inserts were prepared involving the theme , for data collection. From this perspective, the converging concepts of sustainability were raised, summarized in pointing out the search for favorable aspects for the preservation and maintenance of ecosystems in all their aspects, aiming at the formation of transforming ecological subjects. It is understood that such dynamics contribute to the process of active methodologies that encourage the process of changing habits, making the student available to learn from their own environment, mediated by the teacher, relating existential issues to daily life, in order to discuss relative points to the objectives of Agenda 2030. Soon, the objectives were achieved, as it was verified through an applied qualitative methodology, watered by activities and speeches, the impact and concern in believing that changing habits and understanding environmental aspects, if it is necessary to design and create opportunities for social and environmental cohesion innovations, with respect to the use of natural resources that meet the needs of present and future generations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject2030 Agendaen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEcological subjectsen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnvironmental impactsen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleAnálise das contribuições do ensino de ciências/ecologia para a formação de sujeitos ecológicos com ênfase nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no eixo ambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Mônica da Silvapt_BR
dc.identifier.nrb001164440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples