Como meu estilo de vida impacta o meio ambiente : um estudo voltado para o 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Hansen, de Dois Irmãos/RS
dc.contributor.advisor | Matté, Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.author | Braun, Ariela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:25:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256888 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pegada ecológica é uma ferramenta de avaliação utilizada para estimar a quantidade de recursos naturais que são necessários para sustentar um determinado estilo de vida. Este trabalho teve como objetivo identificar e definir os diferentes estilos de vida das famílias dos alunos do 9° ano da escola de Ensino Fundamental Albano Hansen, utilizando a pegada ecológica como ferramenta. A pesquisa foi realizada com um total de 26 alunos, de duas turmas do nono ano. As atividades foram realizadas durante oito semanas, onde os alunos participaram primeiramente de uma atividade de sensibilização, depois responderam a um questionário online para mensurar o tamanho da pegada ecológica da sua família, seguido da formação de grupos que realizaram uma análise dos dados obtidos. Por fim, os estudantes elaboraram propostas que podem ajudar a diminuir os impactos ambientais, sendo uma delas direcionada ao ambiente escolar e uma ao ambiente familiar. Todas as propostas foram socializadas com os colegas utilizando a ferramenta Padlet®. Os resultados do questionário indicam que se todas as pessoas do planeta tivessem o mesmo estilo de vida das famílias dos alunos do nono ano, seriam necessários 2,65 planetas para manter este padrão de vida durante um ano, média esta, maior que a média brasileira, de 1,6 planetas. Dentro das variáveis analisadas, a alimentação e o transporte são os principais responsáveis pela pegada ecológica, com médias de 42,4% e 18,5% do total. Sendo assim, as propostas apresentadas pelos alunos para diminuir a pegada ecológica das turmas, incluem a diminuição do consumo de carne vermelha, com substituição por alimentos de origem vegetal, uso de transporte coletivo e carona solidária, redução da produção de lixo, com o uso de ecobags, horta caseira e uso de materiais biodegradáveis, como máscaras e luvas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The ecological footprint is an assessment tool to estimate the amount of natural resources that are needed to support a particular lifestyle. This work aimed to identify and define the different lifestyles of 9th grade students’ families at Albano Hansen Elementary School, using the ecological footprint as a tool. The survey was carried out with a total of 26 students, from second to ninth grade. The activities were held for eight weeks, where students first participated in an awareness activity, then answered an online questionnaire to measure the size of their family's ecological footprint, followed by the assemble of groups responsible by performe an analysis of the data obtained. Finally, the students developed proposals targeting to reduce environmental impacts, being one of them for the school environment and the second one for the family environment. All proposals were shared with colleagues using the Padlet® tool. The results of the questionnaire indicate that if everyone on the planet had the same lifestyle as the families of the ninth graders, 2.65 planets would be needed to maintain this standard of living for one year, an average higher than the Brazilian one, of 1.6 planets. Among the variables analyzed, food and transport are the main responsible for the ecological footprint, with averages of 42.4% and 18.5% of the total. Therefore, the proposals presented by the students to reduce the ecological footprint of the classes, include reducing the consumption of red meat, replacing it with plant foods, using public transport and carpooling, reducing waste production, with the use of ecobags, home garden and biodegradable materials such as masks and gloves. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ecological footprint | en |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Lifestyle | en |
dc.subject | Environmental impacts | en |
dc.subject | Educação em saúde ambiental | pt_BR |
dc.subject | Estilo de vida | pt_BR |
dc.subject | Alteração ambiental | pt_BR |
dc.title | Como meu estilo de vida impacta o meio ambiente : um estudo voltado para o 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Hansen, de Dois Irmãos/RS | pt_BR |
dc.title.alternative | How my lifestyle impacts the environment : a study focused on the 9th year of elementary education at the Albano Hansen Municipal School of Elementary Education, from Dois Irmãos city /RS | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fernandez, Sarita Mercedes | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155086 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
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Ciências Biológicas (183)