Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lenir Orlandi Pereirapt_BR
dc.contributor.authorValério, Jamila Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:24:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256881pt_BR
dc.description.abstractO transtorno de déficit atenção e hiperatividade - TDAH - é um dos transtornos neurobiológicos mais conhecidos na infância, acarretando uma tríade sintomatológica de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem como objetivo avaliar o envolvimento e o aproveitamento de uma aluna com características de TDAH em aulas práticas experimentais na disciplina de Ciências. A partir da análise dos resultados, foi verificada uma maior concentração quando ela realizava as atividades práticas, demonstrando assim maior interesse pela aula. Tal observação reforça a importância da associação entre aulas expositivas e práticas para que se possa ampliar e melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o aluno com características de TDAH terá a oportunidade de aproveitar o momento de estudo de uma forma mais significativa, sendo mais ativo e mais autônomo durante as práticas escolares a ele proposta em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractAttention deficit hyperactivity disorder - ADHD - is one of the best known neurobiological disorders in childhood, causing a symptomatic triad of lack of attention, hyperactivity and impulsivity. This study aims to assess the involvement and achievement of a student with ADHD characteristics in experimental practical classes in the Science discipline. From the analysis of the results, a greater concentration was verified when she performed the practical activities, thus showing greater interest in the class. Such observation reinforces the importance of the association between expository and practical classes so that the quality of teaching and learning processes can be expanded and improved. Thus, the student with ADHD characteristics will have the opportunity to take advantage of the study time in a more meaningful way, being more active and more autonomous during the school practices proposed to him in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectPractical classesen
dc.subjectAula Práticapt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectADHDen
dc.titleAulas práticas de Ciências na formação do aluno com características de transtorno de déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.title.alternativePractical science classes in the training of student with characteristics of attention deficit and hyperactivity disorder en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPittol, Michelept_BR
dc.identifier.nrb001164679pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples