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dc.contributor.advisorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.contributor.authorBernardi, Flávia Maggionipt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T03:30:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256664pt_BR
dc.description.abstractO método Estudo de Caso (EC) constitui uma estratégia de ensino centrada no aluno, com potencial de promover avanços conceituais e habilidades cognitivas superiores. Os casos podem ser histórias reais ou fictícias sobre dilemas que podem ser resolvidos com respaldo nos conceitos científicos. Esta dissertação teve por objetivo investigar as contribuições do método EC aliado à temática fármacos no ensino de Química Orgânica no nível superior. Os sujeitos foram 56 acadêmicos de duas disciplinas de Química Orgânica dos cursos de Farmácia e Biomedicina da UFRGS. Considerando os sujeitos envolvidos, é importante que os casos tratem de temáticas de interesse do público a que se destinam, por esse motivo, nesta pesquisa, foram elaborados dois casos com foco no uso medicinal da Cannabis (CBD e THC) e de antidepressivos (Citalopram e Escitalopram). Foram utilizados diversos instrumentos para a coleta de dados, como questionários, testes e relatórios. Seguindo os princípios da pesquisa de natureza mista, foram empregados métodos de análise qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (análises descritivas e comparação entre amostras). Os relatórios forneceram indícios que os estudantes compreenderam a atividade, visto que a maioria dos grupos identificou o problema, aplicou os conceitos e sugeriu soluções para os casos. A avaliação dos pré e pós-testes sugere que o EC promoveu avanços conceituais, com destaque para a estereoquímica, o que foi validado estatisticamente pelo teste t (tcal>ttab e p<0,05). Foi obtido um grau de concordância forte (>75%) dos estudantes em relação às atitudes no que se refere ao interesse nas aulas de Química, à importância dessa área no cotidiano e à escolha profissional, apesar de o teste t mostrar que não houve diferença estatística significativa (p>0,05) entre as atitudes antes e após o EC. A avaliação dos estudantes sobre as contribuições do método revela que a maioria considerou que ele contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e aprendizado de conceitos químicos, principalmente àqueles relacionados aos fármacos. Conclui-se que o EC aliado a uma temática de interesse dos estudantes pode ser uma eficiente estratégia para contextualizar a Química Orgânica, principalmente a estereoquímica, além de promover o desenvolvimento conceitual, atitudinal e de habilidades.pt_BR
dc.description.abstractThe Case Study (CS) method is a student-centered teaching strategy with the potential to promote conceptual advances and higher-order cognitive skills. The cases can be real or fictional stories about dilemmas that can be solved based on scientific concepts. This dissertation aimed to investigate the CS method contributions combined with the theme of drugs in Organic Chemistry teaching at higher level. The subjects were 56 academics from two disciplines of Organic Chemistry from the Pharmacy and Biomedicine courses at UFRGS. Considering the subjects involved, it is important that the cases deal with themes of the target audience's interest, for this reason, in this research, two cases were elaborated with a focus on the medicinal use of Cannabis (CBD and THC) and antidepressants (Citalopram and Escitalopram). Several instruments were used for data collection, such as questionnaires, tests and reports. Following the principles of mixed nature research, qualitative (content analysis) and quantitative analysis methods (descriptive analysis and comparison between samples) were used. The reports provided evidence that the students understood the activity, as most groups identified the problem, applied the concepts, and suggested solutions for the cases. The evaluation of pre and post-tests suggests that CS promoted conceptual advances, with emphasis on stereochemistry, which was statistically validated by the t test (tcal>ttab and p<0,05). There was a strong degree of agreement (>75%) of students in relation to attitudes regarding interest in Chemistry classes, the importance of this area in their daily lives and professional choice, although the t test showed that there were no statistically significant differences (p>0.05) between attitudes before and after CS. The students' evaluation of the method's contributions reveals that the majority considered that it contributed to the development of skills and chemical concepts learning, especially those related to drugs. It is concluded that CS combined with a topic of students' interest can be an efficient strategy to contextualize Organic Chemistry, especially stereochemistry, in addition to promoting conceptual, attitudinal and skills development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectProblem-based learningen
dc.subjectCannabis sativaen
dc.subjectCannabis sativapt_BR
dc.subjectAntidepressantsen
dc.subjectAntidepressivospt_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.titleO método estudo de caso aliado à temática fármacos no ensino de química orgânica no nível superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138896pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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