Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDuarte, Cássia Macielpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Márcio Borgespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T03:23:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256552pt_BR
dc.description.abstractA partir de uma revisão bibliográfica sobre a conservação ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS), foi produzido um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Os resultados demonstram que os alunos pouco conhecem sobre a biodiversidade e os efeitos da extinção de espécies. Desconhecem as espécies nativas e ameaçadas no RS. Ignoram os conceitos de espécies endêmicas, nativas e exóticas e informações sobre grupos como morcegos e serpentes, indispensáveis à problematização de mitos e para evitar ameaças a esses grupos. Vinculam monocultura de árvores à conservação, não percebendo os impactos de espécies exóticas, como o Pinus, em ambientes como o Pampa. A partir do estudo, fica evidente a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade, durante o período escolar, para formar sujeitos capazes de promover a sustentabilidade socioambiental.pt_BR
dc.description.abstractBased on a bibliographic review on environmental conservation in Brazil and Rio Grande do Sul (RS), a questionnaire was produced in order to identify the knowledge of students in the third year of high school, in four state public schools in Porto Alegre, RS. The results demonstrate that students know ittle about biodiversity and the effects of species extinction. They are unaware of the native and threate-ned species in RS. They ignore the concepts of endemic, native and exotic species and information about groups such as bats and snakes that are necessary to problematize myths and to avoid threats to these groups. They link tree monoculture to conservation, not realizing the impacts of exotic species, such as Pinus, in environments such as Pampa. From the study, it becomes evident the need to address knowledge related to the conservation of biodiversity during the school period, to form subjects capable of promoting socio-environmental sustainability.en
dc.description.abstractA partir de una revisión bibliográfica sobre la conservación ambiental en Brasil y Rio Grande do Sul (RS), se elaboró un cuestionario para evaluar los conocimientos de los estudiantes de tercer año de secundaria, en cuatro escuelas públicas estatales de Porto Alegre/RS. Los resultados demuestran que los alumnos saben poco sobre la biodiversidad y los efectos de la extinción de especies. Además, desconocen las especies nativas y amenazadas en RS. Ignoran los conceptos de especies endémicas, nativas y exóticas, tanto así, como la información sobre grupos específicos como murciélagos y serpientes, conocimientos indispensables para la problematización de mitos y para impedir las amenazas a ellos. Vinculan el monocultivo de árboles con la idea de conservación, sin darse cuenta de los impactos de las especies exóticas, como Pinus, en ambientes de la Región Pampeana. De esta evaluación se desprende la necesidad de abordar conocimientos relacio-nados con la conservación de la biodiversidad durante el período escolar, para formar sujetos capaces de promover la sostenibilidad socio-ambiental.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Vol. 34, n.1 (jan./jun. 2021), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectWildlife from Rio Grande do Sulen
dc.subjectNon-native speciesen
dc.subjectEnvironmental conservationen
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectEducación ambientales
dc.subjectEspecies silvestres de Rio Grande do Sules
dc.subjectEspecies exóticases
dc.subjectConservación ambientales
dc.subjectEscuelas públicaes
dc.titleConhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animaispt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of students in third grade high school about biodiversity and animal extinction en
dc.title.alternativeConocimiento de los estudiantes de tercer grado de secundaria sobre la biodiversidad y la extinción de animales es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165146pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples