Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorSpies, Joseanept_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T03:26:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255412pt_BR
dc.description.abstractSão vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.pt_BR
dc.description.abstractThere are several ways of being said and made a teacher – which also triggers the thought: How do the constituted representations produce effects on the production of sense in being a teacher? How can they influence us? Being these the research issues, we intend to comprehend the sense effects manifested in a specific textual genre – the charge. This study is a qualitative research based on the French Discourses analysis (Michel Pêcheux). Ten charges were analyzed, seeking to realize senses associated to teachers based on Stuart Hall, AntónioNóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, MengaLüdke and Eni P. Orlandi. The crises sense effect of/ on the magisterium appeared in the charges linked with the wage casualization, teaching feminization, different relationships with students and with certain institutions, referring to a production of senses around the teacher that evidences both paraphrastic and polysemic discursive production.en
dc.description.abstractHay muchas maneras de decir/hacer profesor, ¿Qué piensan acerca de: cómo las representaciones tendrán efecto sobre la producción de significados acerca de ser un maestro? ¿Cómo pueden influir en nosotros? Estos son los temas de la investigación cualitativa apoyados por el análisis del discurso francés (Pêcheux), nuestro objetivo es comprender los efectos de significados expresados en un género específico - un cargo. Se analizaron diez dibujos animados, mirando percibir significados asociados a los maestros basados en Stuart Hall, Antonio Novoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Claudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, MengaLüdke y Eni P. Orlandi. El sentido del efecto de la crisis de la enseñanza apareció en los dibujos animados articulados inseguridad salarial, feminización de la enseñanza, la diferente relación con los estudiantes y con ciertas instituciones, en referencia a una producción de sentido en torno a la enseñanza que muestra tanto un funcionamiento discursivo paraphrastic como polisémico.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 100-131pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducational identitiesen
dc.subjectChargesen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSpeechen
dc.subjectMaestros identidades
dc.subjectCargoses
dc.subjectDiscursoes
dc.titleIdentidades docentes, charges e crise do/no magistério : efeitos de sentidospt_BR
dc.title.alternativeCharges’ educational identities and crises of/on the magisterium: sense effects en
dc.title.alternativeIdentidades maestros, cargos y crisis de/en enseñanza: efectos de los sentidos es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162307pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples