Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPetrini, Silvane Gema Mocellinpt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T03:21:29Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0102-7735pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254744pt_BR
dc.description.abstractO artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThe article is the result of research that aimed to highlight the marks that a journal addressed to teachers and managers of private schools in Rio Grande do Sul (RS) attributes to students involved in activities related to entrepreneurship. The theoretical contributions are linked to the theories of Michel Foucault and his reviewers. The empirical material consists of copies of Educação em Revista (ER) journal, a publication of the Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Private Education Union of Rio Grande do Sul], published between 2013 and 2021. In methodological terms, we used the discourse analysis proposed by Foucault. The analysis of the material evidenced that there is a strong appeal in Educação em Revista for private schools in Rio Grande do Sul state to work with entrepreneurship. In addition, it was noticed that the reports position students as protagonists and leaders in processes of individualization and singularization of learners when involved in entrepreneurial practices, which configure a narcissistic person-student, who, among other marks, starts to be built as a hero that explores itself. Keywords: Entrepreneurship. Educação em Revista journal. Post-structuralism. Ways of being a student.en
dc.description.abstractEl artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo resaltar las marcas que una revista dirigida a profesores y administradores de escuelas privadas de Rio Grande do Sul (RS) atribuye a los estudiantes cuando se involucran en actividades relacionadas con el emprendimiento. Los aportes teóricos están vinculados a las teorías de Michel Foucault y sus revisores. El material empírico consiste en ejemplares de Educação em Revista (ER), publicación del Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Sindicato de Educación Privada de Rio Grande do Sul], publicada entre 2013 y 2021. En términos metodológicos, se utilizó el análisis del discurso propuesto por Foucault. El análisis del material mostró que hay un fuerte llamado en Educação em Revista para que las escuelas privadas del Rio Grande do Sul trabajen con el emprendimiento. Además, se percibió que los relatos posicionan a los estudiantes como protagonistas y líderes en procesos de individualización y singularización de los educandos cuando se involucran en prácticas emprendedoras, que configuran un sujeto-estudiante narcisista, que comienza a construirse como un héroe que, entre otras marcas, se explora a sí mismo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em questão. Natal. Vol. 60, n. 66 (out./dez. 2022), e-30165, p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação em Revista journalen
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectPost-structuralismen
dc.subjectWays of being a studenten
dc.subjectEmprendimientoes
dc.subjectEducação em Revistaes
dc.subjectPosestructuralismoes
dc.subjectFormas de ser estudiantees
dc.titleA publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentespt_BR
dc.title.alternativeThe Educação em Revista journal and entrepreneurship : processes of individualization and singularization of learnersen
dc.title.alternativeLa publicación Educação em Revista y las prácticas emprendedoras : procesos de individualización y singularización de los estudianteses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162178pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples